Visualizações de página do mês passado

sábado, 21 de março de 2015

Escritora convidada: "A casa dos treze cachorros"

 *
Elizabeth Regina Comini Frota**


            Desde que mudamos para esta casa, em Nova Lima (MG), em outubro de 1995, nossas tentativas de ter um cachorro que fique conosco até a vida adulta e velhice vem sendo sistematicamente frustradas. Nestes quase 20 anos tivemos vários cachorros que morreram pelos motivos mais  estranhos.  Todos eles cuidados e queridos, nunca maltratados e ainda assim nos deixaram perplexos com suas mortes bestas. Sempre acho que morte de cachorros é uma negligência de quem os cuida, e aqui estou eu contando uma história que nunca queria contar, uma história da minha própria incompetência em conviver com os animais que eu mais gosto.


 (Saluki)
Saluki dog breed.jpg


            Quando viemos para a casa recebemos de presente um casal de Salukis lindos. O Saluki é uma raça extremamente rara aqui no Brasil, é um cachorro de pastoreio comum no Oriente.  Tem parentesco com Afghanhound, mas tem menos pelos no corpo. São elegantes, dóceis e extremamente obedientes.  O casal era o Cascão (nome fantasia, porque o nome no pedigree era outro) e a Dália.  Junto com estes a Lívia, então com 13 anos e louca para ter um cachorro, trouxe no colo uma filhotinha de Cocker Spaniel dourada que recebeu o nome de Tica. Ficamos todos, eu, a Lívia e o Bruno, exultantes, enquanto meu marido arrancava o resto de cabelos com tantos cachorros! Mas como aqui cachorro tem de montão, na semana seguinte, a primeira amizade que a Lívia fez no bairro lhe rendeu mais dois filhotes de pastor belga, um pretinho e um marrom de capa preta. Lindos, irresistíveis! Ficamos então, de repente, com cinco cachorros para quatro pessoas.


English Cocker Spaniel Wallpaper  (Cocker Spaniel) 

  (Pastor belga) RAÇAS DE CÃES - PASTOR BELGA TERVUEREN


            Nesta altura a empregada resolveu voltar para BH porque não aguentava viver com tantos cachorros. Deixamos a empregada ir e ficamos com os cachorros. Tínhamos dois canis grandes e separávamos alguns para não ter briga. De vez em quando soltávamos todos, principalmente aos domingos à tarde  e aí era uma festa de pelos, corridas e bagunças pelo quintal. Pura alegria! Cada um com sua personalidade.
            Aí começou a nossa Via Crucis canina! O pastor pretinho, que se chamava Duque, teve uma desinteria e, apesar de vacinado, não resistiu e morreu.  Ficamos com os outros quatro. Tomávamos cuidados vigentes na época, mas não havia ainda coleira contra Leishmaniose, ou outros recursos que agora são comuns.  O Cascão e a Dália tiveram cinco filhotes de Saluki, lindos! Ficamos com um macho, a quem  demos o nome de Sheik, porque ele era legítimo originado das Arábias; e uma fêmea linda, com manchas pretas, a quem demos nome de Pretinha (não somos muito originais em nomes de cachorros, eu confesso!).


Menina Tomando Chá Cachorros Tapete Pintor Elsley Tela Repro  (Menina tomando chá com cachorros, no tapete, de Elsley)


            Resolvemos reformar o canil  para dar mais conforto aos  nossos animais. Enquanto isso, pedimos a um vizinho, que estava com uma casa inacabada e fechada, que nos deixasse colocar alguns cachorros lá até conseguirmos reformar o canil porque não podíamos deixar todos juntos no quintal. A Tica, Cocker Spaniel,  já com mais de um ano, surrava a Pretinha, que era filhotinha. Deixamos por uma noite três cachorros no vizinho e quando pegamos pela manhã, a Pretinha estava com vômitos sanguinolentos e ao tentar levá-la ao veterinário ela morreu antes de entrar no carro. Fiquei desolada mas não podia desanimar porque tínhamos ainda cinco outros cachorros para cuidar.
            O filhote marrom de pastor belga nesta altura era um lindo adolescente de 1 ano e três meses, com pelos imensos e sedosos,  totalmente dócil, gostava de deitar-se e acariciar nossos pés.  Ele começou a perder pelos, deitar-se o dia todo, e aí levamos ao veterinário que diagnosticou Leishmaniose. Foram feitos então exames nos outros cachorros e o Saluki pai, o Cascão, também estava. Ele tinha por volta de 11 anos. Os dois então foram levados pelo veterinário para sacrifício. Aquela altura nenhum veterinário tratava Leishmaniose e já havia pessoas no bairro que pegaram a doença dos seus cachorros.
            Até aqui tínhamos quatro cachorros mortos, mas ainda era uma questão natural para nós porque vários cachorros do bairro foram sacrificados.
            Ficamos então com 3 cachorros, o Sheik, sua mãe Dália e a Tica. Minha filha Lívia era alucinada pela Tica, até teve um desmaio, um dia de tanto correr atrás dela. Mas estávamos com uma problema. A Dália tinha uma pata defeituosa por um atropelamento antes de ser nossa.  A Tica ficou adulta e começou a brigar com a Dália. Nós tínhamos que deixá-las presas o dia todo porque a Dália não se defendia e acabou machucada.  Numa destas decisões difíceis que a gente acha que está fazendo o bem, resolvi dar a Dália para uma criança de 11 anos que foi criada em nossa casa quando a mãe foi empregada aqui, antes de nós. Que erro absurdo por falta de conhecimento de cachorros! Assim que viu o portão da casa desta criança aberto a Dália fugiu e presumimos que tentou voltar pra nossa casa, porque nunca mais foi vista. Com ela foram cinco cachorros que perdemos.


  (Menina de castigo e cachorro ajudando, de Barber)


            A Lívia nesta época ganhou de um vizinho uma fêmea de pastor alemão marrom a quem chamamos de Luna. Enquanto estava pequena não havia problema, mas assim que cresceu a Tica começou a enfrentá-la e a Luna uma vez pegou a Tica na boca e quase a matou. Realmente a Tica não era uma cachorra que podia conviver com outras e desta vez foi ela que foi doada a uma criança.  Soubemos posteriormente que também ela pegou Leishmaniose e morreu.
            Conviveram o Sheik e a Luna por uns bons anos em nosso quintal em completa harmonia, como o Sol e a Lua, revezávamos quem soltava de dia e prendia a noite, para não cruzarem, mas a vida sempre encontra um caminho e um dia descobrimos a Luna gestando. Ela deu a luz a cinco cachorros bem diferentes, mistura de pastor com Saluki. Demos todos e um deles viveu muitos anos em nosso vizinho.


Esposa De Renoir Cachorro 1910 Pintor Renoir Tela Repro (Mulher de Renoir com cachorro)

            Uma nossa faxineira por medo dos cachorros nos obrigava a prendê-los em dia de faxina. Num destes dias, o nosso vizinho mexeu em uma colmeia de abelhas e as abelhas saíram furiosas em nuvem e atacaram meus cachorros, numa hora em que somente a faxineira e o Bruno estavam em casa. O Sheik era muito magro, conseguiu fugir pelas grades do canil. A Luna, muito grande e corpulenta, não conseguiu sair, foi picada por centenas de abelhas, morrendo a caminho do veterinário de edema agudo no pulmão pelas picadas. Ela tinha três anos, era nossa queridinha. O Bruno foi tentar soltá-la e foi picado também mas se salvou pulando na piscina. Ficamos arrasados mais uma vez. Só tinha nos sobrado o Sheik e a história de sete cachorros com destinos trágicos em nossas vidas. Mas a história não acabou aí. e tem muito mais!
            Após um ano deste trágico dia das abelhas, peguei o Sheik com febre e muito prostrado e decidi levá-lo ao Hospital Veterinário da UFMG, porque um ano antes haviam tratado muito bem dele lá. Foi então diagnosticado pneumonia e resolveram interná-lo. Eu o deixei bastante confiante porque estava entregando em mãos de pessoas experientes (ledo engano!).  Ao chegar em casa de volta fiquei sabendo que ao levá-lo para o canil a veterinária o deixou sem coleira e ele se levantou e fugiu para mata. Quem conhece a mata do Campus da UFMG na Pampulha em BH, sabe que lá é difícil achar um cachorro fujão. Que irresponsabilidade, que incompetência!! Esta história durou 8 meses. Passei vários fins de semana procurando à noite na mata. Coloquei no rádio, no jornal, em faixas na região e não tive absolutamente nenhum apoio do hospital para reavê-lo.  Funcionários da noite relatavam que ele aparecia de vez em quando, eu ia atrás e tentava vê-lo. Nunca consegui.
Um dia ligaram do hospital que ele havia sido resgatado, mas estava muito doente com Leishmaniose avançada e eles eram obrigados a sacrificá-lo.  Briguei até com o diretor do Hospital e eles foram obrigados a tratá-lo e me dar o remédio para trazê-lo pra casa. Eu o trouxe de volta. Nesta altura entretanto já tinha aqui um pastor macho irmão da Luna, que vivia circundando minha casa e quando os donos mudaram ele nos escolheu e resolveu ficar conosco. Chamava-se Newton, nome dado pelos antigos donos, que eram muito irônicos. E mais uma vez nos vimos diante da impossibilidade de ter dois cachorros soltos no quintal.
Então o Newton ficava preso durante o dia e o Sheik ficava preso a noite. Mas o Sheik embora tratado, não aguentou muito tempo. Seus nódulos cresciam a cada dia, ele se levantava com dificuldade e estava muito magro. Não comia mais e eu passei dias com a cabeça dele no colo tentando confortá-lo. Até um dia que eu mesma pedi a meu marido que arranjasse a medicação que eu mesma iria sacrificá-lo sem traumas, calmamente. Mas ele não me ouviu e simplesmente chamou a veterinária quando eu não estava e levaram-no para sacrificar. Mais um grande luto,  mais dor. Restou-nos o Newton, aquele que nos escolheu como donos, que escolheu nossa casa. Achava que isso significa que de alguma forma nossa casa era boa em algum aspecto.  Ele passou alguns meses sozinho, tranquilo, solto pela casa, 'só o prendíamos em dia de festa, porque ele não era de todo confiável com pessoas estranhas.


  (Pastor alemão) 


            Alguns meses depois a Lívia ganhou outro cachorro Cocker Spaniel  dourado, lindinho e muito esperto, que recebeu o nome de Duque (o segundo Duque!). Algum tempo depois ela ganhou também uma fêmea Cocker Spaniel preta e branca,  de 10 meses, e pretendíamos cruzá-la com o Duque que a esta altura já estava adulto.  Mas na maioria das vezes os nosso planos deram errado, não somos muito bons com cachorros. Antes que descobríssemos os primeiros sinas do seu cio, ela cruzou com o Newton, o pastor alemão enorme. E o Duque nem chegou perto dela mais.
Durante o dia ela ficava solta e o Newton preso, e ela ia para perto do canil do Newton e os dois ficavam se beijando e imagino que trocavam também juras de amor. Ela deu a luz a lindíssimos filhotes, seis, enormes, e foi uma mãezinha excelente para eles. Ficamos com um deles, parecido com o pai na cor, com orelhas caídas, muito bonito e chamamos novamente de Beethoven (o segundo). Os outros filhotes foram facilmente doados. A cachorra nem chegou a ter o segundo cio, adoeceu com Leishmaniose e teve que ser sacrificada também. Oitava cachorra perdida em nosso quintal!! Aqui tem alguma coisa muito estranha, apesar de pessoas que adoram cachorros, não conseguíamos ficar com eles.
            Outro acidente então veio nos intrigar ainda mais. O Newton, ficou preso no canil num dia de festa. Ao final da festa ocorreu uma tempestade com raios que eu nunca mais vi outra igual. Raios por todos os lados e nosso quintal cheio de árvores, eu não deixei o Bruno ir ao quintal libertar o Newton. Após amainar a chuva e os raios, fui soltar o cachorro e ele estava com respiração agônica. Tentei ligar para uma veterinária na casa dela, e ela me explicou que não podia atendê-lo, mas que ele provavelmente melhoraria, estava apenas assustado com a tempestade. Outro veterinário de plantão somente do outro lado de Belo Horizonte.  Auscultei  o cachorro  como faço com meus pacientes e percebi que seu pulmão estava cheio de líquido e seu coração batia bem fraquinho. Ele foi agonizando e morreu tentando respirar. Uma morte muito sofrida! Este foi o nono.
            O Duque e o Beethoven viveram tranquilos conosco por volta de quatro anos. Saíam na rua, davam uma voltinha, voltavam sempre. Até que duas vizinhas muito implicantes começaram a reclamar deles. Parece que uma delas pegou-os e levou para longe, porque um dia sumiram e nunca mais os vimos. Nunca mais! Procuramos por todo o bairro, perguntamos anunciamos o desaparecimento, mas não os achamos. Decidimos com isso nunca mais ter cachorros. Onze cachorros perdidos em situações ruins já eram mais que suficientes para sabermos que aqui não é um lugar bom pra cachorros, pois nós erramos muito com eles e por mais que gostemos sempre fazemos alguma coisas que contribui involuntariamente para eles morrerem ou irem embora. Por sete anos fomos firmes em nossas decisão.


  (Border Collie)


            Parecia que estávamos curados de tantas perdas quando o Bruno chega em casa com um filhote de Border Collie, misturado com legítimo vira lata. Uma bolinha de pelo preto branco e marrom, lindo, inteligente e amoroso. Recebeu o nome original de Bohr, dado pelo Bruno, ligado nas ciências. Ele foi treinado por um especialista, mas na verdade fazia o que queria, abria as portas e ficava na porta do quarto do Bruno quando ele estava em casa.


  (Pastor canadense)


         Não satisfeitos com um só, quando o Bohr estava com 1 ano e três meses, a Lívia novamente ganhou uma fêmea de pastor canadense de um aluno e trouxe para que cuidássemos dela. Outra vez pus o nome de Luna, desta vez por semelhança porque ela era branquinha como uma raio de luar, com os olhos cinzentos lindos. Estavam aqui convivendo bem os dois, brigando e brincando todo o tempo juntos. Estava planejando levá-la ao veterinário para verificar os sinais de cio, resolvi tirá-la do canil e colocá-la separada num jardim de inverno que temos ligado ao nosso quarto. No primeiro dia, ambientando-se no lugar, ela descobriu um fio de luz num cantinho que nós não sabíamos que tinha, mordeu o fio  e morreu eletrocutada, com sete meses apenas. Este é um trauma que não vai dar para esquecer, porque cuidamos com tanto carinho desta cachorra, tinha muito medo de perdê-la, protegi o quanto pude e uma fatalidade dessas acontece assim, debaixo do nosso nariz, contra todas nossas esperanças.
            Enquanto eu escrevia este texto, esperançosa de que nosso último cachorro o Bohr, vivesse muito tempo conosco,  aconteceu a última tragédia. O Bohr adoeceu logo depois da morte da Luna, e após uma semana internado na clínica, inexplicavelmente, desenvolveu convulsões fatais. Ele foi o décimo terceiro cachorro da saga de cachorros de nossa afeição mortos ou sumidos. Tínhamos verdadeira admiração por ele, era um menino, um amigo do meu filho Bruno.
            Nossa casa é uma casa de treze cachorros mortos ou sumidos, não é uma boa história para contar, não é um lugar abençoado pela convivência canina. Nós  adoramos cachorros, considero-os pessoas da família, sou incapaz de abandoná-los maltratá-los. Eles são uma grande fonte de carinho. Mas nossa vida em algum momento se descruza e o vento os leva de nós, assim na primeira ventania,  como flores se desfazendo, como passarinhos que caem do ninho.  
            Se houvesse um céu de cachorros, eu seria uma grande contribuinte, logo eu que não consigo imaginar um paraíso sem estas criaturas que só nos fazem bem. Cada um dos nossos  cachorros nos deu  muita alegria quando chegou e muita tristeza quando partiu. E de cada um temos muitas lembranças boas. De cada um eu lembro o olhar pedindo carinho, porque é só isso que querem de nós.  Gostaria de ter continuado minha jornada com todos eles até o fim, porque é assim que queremos com as criaturas que gostamos.


 Belo Horizonte, 21 de março de 2015
Elizabeth Regina Comini Frota  (**Elizabeth Regina Comini Frota, neurologista)


reza em serritareza em serrita 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário