Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Em feudos de miséria Robin Hood sempre será uma necessidade

Resultado de imagem para Robin Hood pintura em tela
Fátima Oliveira
Médica – fatima.oliveira1953@gmail.com @oliveirafatima_


Se dependesse de mim, as Lojas Riachuelo sequer existiriam. Acho que nunca comprei nada nelas. Sou adepta do “Movimento Slow Fashion, criado por Kate Fletcher, do Centro de Moda Sustentável, é uma alternativa ao consumismo e busca unificar ‘eco’, ‘ética’ e ‘verde’: qualidade, longevidade, atemporalidade, customização e o resgate do ‘vintage’ – não basta ser antigo para ser ‘vintage’, que em moda é vocábulo usado para roupas originais de uma dada época. A moda retrô é roupa nova inspirada em moda antiga.


  O ‘slow fashion’' é um estilo sustentável que está na contramão do estabelecido nos anos 80, as ‘fast-fashion’ – moda rápida, ‘design’ moderno e baixo preço, que não é ‘sulanca’, mas jamais ‘alta-costura’, que chega às vitrines das grandes lojas, como Zara, Riachuelo, C&A e similares” (A simplicidade voluntária é um estilo de vida escolhido, Fátima Oliveira, 13.01.2015) 
Está em várias páginas da internet que o presidente das Lojas Riachuelo parece que considera que direitos e programas de distribuição de renda são roubos, ao dizer queO mito do Estado Robin Hood acabou. É dever moral boicotar suas fontes de renda!

Resultado de imagem para Flávio Gurgel Rocha  O autor da frase “O mito do Estado Robin Hood acabou” é Flávio Gurgel Rocha, 58 anos, administrador de empresas, que dirige um dos 50 maiores grupos privados do país, de propriedade de sua família, que inclui as Lojas Riachuelo. Ele foi deputado federal pelo Rio Grande do Norte de 1987 a 1995, tendo passado pelo Partido da Frente Liberal (PFL); Partido Liberal (PL); e Partido da Reconstrução Nacional (PRN), legenda que elegeu Collor presidente da República (1989). Retornou ao PL 1994 e foi lançado candidato à presidência da República, com a bandeira do Imposto Único, mas não “vingou”, pois o PL preferiu FHC!
Inspirado em Steve Jobs (1955-2011) declarou: “Pretendemos ser a Apple da cadeia têxtil”, que vendia serviços completos: do aparelho ao armazenamento de dados em nuvem. Está no site da Riachuelo: “Somos a maior empresa de moda do Brasil e contamos com 300 lojas distribuídas por todo o País, dois parques industriais e 40.000 funcionários.
Somos uma das três maiores redes de varejo de moda do país... Adotamos o conceito de ‘fast fashion’ – agilidade na produção e na distribuição das coleções – para garantir rapidez na divulgação das novas tendências e geração de valor agregado para cada coleção”.


Resultado de imagem para Flávio Rocha e Fernando Collor
Resultado de imagem para Fábrica GuararapesResultado de imagem para Fábrica Guararapes 
maria dos navegantes  Maria dos Navegantes, presidente do sindicato das costureiras, diz que os salários e os benefícios são menores para as costureiras do sertão (Foto: Lilo Clareto)

  Em dezembro de 2015 o Tribunal Superior do Trabalho condenou a Guararapes Confecções, do Grupo Riachuelo, a pagar a uma costureira “o equivalente a 40% da última remuneração da costureira enquanto durar a incapacidade, além de 10 mil reais a título de indenização. A pensão vitalícia pode se prolongar até que ela complete 70 anos”.  Ela adquiriu Síndrome do Túnel do Carpo executando a tarefa de colocar, por hora, elástico em 500 calças ou costurar 300 bolsos (eis a tal agilidade na produção!).


Resultado de imagem para Flávio Gurgel Rocha e Fernando Collor
Resultado de imagem para Flávio Gurgel Rocha   Flávio Gurgel Rocha é um homem de ares modernos com concepções medievais, tanto que foi buscar a lenda de Robin Hood para expressar o que pensa de braços dados com o ajuste estrutural contido em “Uma Ponte para o Futuro” e contra o Estado de bem-estar!
 Nada demais para quem quando deputado federal “votou contra o rompimento de relações diplomáticas com países que praticassem políticas de discriminação racial,  a limitação do direito de propriedade, o turno ininterrupto de seis horas, a jornada semanal de 40 horas, a demissão sem justa causa e a proibição do comércio de sangue”. Ratificando coerência antidemocrática foi um dos primeiros empresários peso-pesado a clamar, em setembro de 2015, pelo o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff.


Imagem relacionada
Resultado de imagem para Robin Hood pintura em tela    Sabe-se que nos documentos judiciários ingleses há registros de vários expropriadores de nome Robin Hood, entre 1250 a 1350, época de miséria quase absoluta nos feudos europeus. “A miséria, a fome e a doença eram companheiras constantes dessa população; é por isso que esta figura teria se tornado popular por defender uma camada social até então ‘invisível’ nas prioridades dos governantes... Justo e justiceiro, era um anti-herói, roubando dos ricos para distribuir entre os pobres”. (A verdadeira história de RobinHood, Laurent Vissière, História Viva, 21.05.2010).
Pelas ideias veiculadas está explícito que o presidente das Lojas Riachuelo é um dos baluartes do roubo de futuro do povo brasileiro.


Resultado de imagem para robin hood desenho
  (Pequeno proprietário de terras, Robin de Loxley teria se juntado a uma revolta contra o rei Eduardo II da Inglaterra no século XIV)

  29.12.2016

Você poderá gostar de ler, de Fátima Oliveira:
‘O Futuro Roubado’ é um livro científico que dói na cidadania (10.05.2016)
É dever democrático: banir a perspectiva de um futuro roubado (17.05.2016)
‘Uma Ponte para o Futuro’ é ajuste estrutural x Estado de bem-estar (27.09.2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário