Fátima
Oliveira
Médica
- fatimaoliveira@ig.com.br @oliveirafatima_
Cresci ouvindo falar que São Luís era o terceiro
melhor Carnaval do Brasil. A gente se apaixonava pelas marchinhas que pegavam
fogo na Rádio Clube de Pernambuco, a mais ouvida nas brenhas dos sertões
nordestinos.
Falo da longínqua era dos anos 60, antes da radiola. O
povo fazia festa dançante sob os acordes de músicas tocadas no rádio. Basta
dizer que o primeiro rádio de Graça Aranha foi um Philco de mesa, comprado pelo
meu pai! Era 1961, 1962, por aí. Quem não viu não consegue imaginar a romaria
que foi conhecer um rádio!
(Carnaval no Sertão, de Rocha Maia, 2007)
[(Exposição é inspirada em marchinhas de Carnaval (Foto: Nita Martins/Divulgação)]
Vi muito as quengas do Derivaldo pulando Carnaval na
rua, e o rádio tocando, enquanto o sanfoneiro descansava. Era assim na Graça
Aranha dos anos 60, que eternizei num romance, no qual o nome do dono do cabaré
é real, assim como a descrição que vai abaixo, que no livro é “Grotões dos
Bezerras”.
(Fotos antigas de Fofões do Carnaval de São Luís - Fonte: averequete - Fofão, símbolo do Carnaval Maranhense)
“O Carnaval: consistia em escassos fofões devidamente
mascarados e de homens mascarados vestidos de mulher zanzando nas ruas nos três
dias de Carnaval... Na segunda-feira de Carnaval havia o memorável desfile das
putas da cidade, que todo mundo esperava na maior ansiedade.
Eram as mulheres do Cabaré da Bela... As putas tomavam
conta das ruas, num espetáculo que dava gosto de ver, numa alegria contagiante,
sem se importar que só no Carnaval elas podiam bailar nas ruas sem serem
importunadas. Quando eu via aquelas mulheres, sem máscaras, com cada roupa
linda de seda de cores fortes que brilhavam ao sol, o que eu mais desejava era
ser uma puta daquelas, eu juro! Era o meu mais acalentado e indizível sonho...”
(páginas 221 e 222 de “Reencontros na Travessia: A tradição das carpideiras”,
Mazza Edições, 2008).
A Casinha da Roça foi criada em 1946 por Emídio França dono de oficina de montagem de carroceria de caminhão que queria se divertir no carnaval.
Até 1968, com quase 15 anos, jamais havia visto outro
Carnaval quando vim cursar a 8ª série ginasial em São Luís. Cheguei no sábado
de Carnaval. Eu e mamãe fomos, três dias seguidos, ver o corso na praça
Deodoro, os cordões de dominós, a casinha da roça, os fofões, os blocos –
sobretudo os de sujo... De lá para cá, o Carnaval de São Luís sofreu
modificações e 1.001 segregações que garantiam os desejos da “Branca” (Roseana
Sarney), que se dizia foliã e criou seu próprio circuito carnavalesco, deixando
minguar o Carnaval de rua. Em 2016, está em curso o “Carnaval de Todos”, cujas
atrações pré-carnavalescas estão sendo de babar.
Festa do lançamento do ‘Carnaval de Todos’ animou Centro Histórico de São Luís. Foto: Gilson Teixeira/Secom
Governador Flávio Dino é cumprimentado por grupo de foliões em circuito montado no Centro Histórico de São Luís (Pré-Carnaval 2016). Foto: Karlos Geromy/Secom
Compartilho o que escrevi em “Até que enfim, papai
deixou!” (O TEMPO, 23.2.2003): “Desde a sua mais remota origem, o Carnaval é
momento de ‘furor igualitário’ e de desabafo popular. Há algo mais italiano?
Para uns, o Carnaval vem da Grécia: culto a Ísis e dos festejos em homenagem a
Dionísio. Para outros, surgiu nas festas dos inocentes e dos doidos, na Idade
Média. Polêmicas à parte, havia Carnaval na Antiguidade clássica e indícios
dele na Antiguidade pré-clássica: festas animadas, barulhentas, com máscaras e
lascívia.
O baile de máscaras, s/d, Giuseppe Bernardino Bison (Itália, 1762-1844)
(óleo sobre tela)
Carnaval, festa popular por excelência, é uma palavra
cuja etimologia está eivada de controvérsias, desde que o significado de
“terça-feira” gorda – dia após o qual é proibido comer carne, mas, em latim, é
carnelevamen ou “carne, vale!” e quer dizer “adeus, carne!”. Há quem diga que
carnelevamen é popularização de carnis levamen, que significa “prazer da
carne”, uma festa pagã, atrelada ao calendário da Igreja romana, que ocorre em
fevereiro ou em março, nos três dias que antecedem a Quaresma – 40 dias entre a
Quarta-feira de Cinzas e a Páscoa.
Vários papas foram inimigos do Carnaval, mas Paulo II,
considerado o criador do baile de máscaras, no século XV, permitiu que as
festas fossem realizadas na Via Lata, ao lado do seu palácio”.
(Papa Paulo II, 1417-1471, 211º papa, de 1464-1471)
PUBLICADO
EM 02.02.16
O Baile de Máscaras no teatro Hof em Bonn em 1754, Franz Jakob Rousseau [(Alemanha, 1757 – 1826) óleo sobre tela]
FONTE: OTEMPO
Maravilhoso, hoje descobrir esse seu post sobre o carnaval maranhense.
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