Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Sinto falta uma “mesa de comer” para discutir política

sala de jantar
Fátima Oliveira
Médica - fatimaoliveira@ig.com.br @oliveirafatima_


Há gente declamando Marina Colasanti: “Eu sei que a gente se acostuma, mas não devia. A gente se acostuma para poupar a vida, que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma” (“Eu Sei, Mas Não Devia”, 1972).




E também “O Bicho”, de Manuel Bandeira: “Vi ontem um bicho/ Na imundície do pátio/ Catando comida entre os detritos./Quando achava alguma coisa,/ Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade/ O bicho não era um cão,/ Não era um gato,/ Não era um rato./ O bicho, meu Deus, era um homem”. Retrato do tempo FHC.





E a gente jogando conversa fora na “mesa de comer”. Há uma saladinha verde salpicada de tomate vermelho picadinho – bem frugal –, que acompanha uma carne judia, e um vinho tinto chileno resfriado... As crianças comendo vorazmente, pois querem ver desenho na TV... Parece que foi ontem, mas não há mais crianças!


 E alguém relembra: “Mentem. Mentem e calam. Mas suas frases/ falam. E desfilam de tal modo nuas/ que mesmo um cego pode ver/ a verdade em trapos pelas ruas” (“A Implosão da Mentira”, de Affonso Romano de Sant’Anna).



O novo presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti, comemora junto a outros deputados a sua vitória  Foto: Agência Brasil
   


Assuntos complexos e difíceis adquirem um tom mais ameno e são mais digeríveis na mesa de comer. E relembramos que escrevi: “Como em 2005, em 2015 foi a política que saiu perdendo, com o agravante de que, se Severino era um misógino ‘católico roxo’, Eduardo Cunha é fundamentalista roxo, orgânico e militante, o que faz toda a diferença, vide o sistema ‘jagunço’ de fazer política, um sistema de poder que ele implementa com ares e desenvoltura de presidente do Brasil.
“Se Severino Cavalcanti tinha aquele olhar de paspalhão, o de Cunha é puro Hermógenes, um chefe jagunço de ‘Grande Sertão: Veredas’, de Guimarães Rosa, que nem sequer respeitava as normas/ leis da jagunçagem, como disse Riobaldo Tatarana: ‘O senhor sabe: sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado’” (“Uma república democrática e laica sob o ‘sistema jagunço’”, O TEMPO, 17.2.2015).

01  (DUKE)


Reafirmo: “Sim, ‘Hermógenes é fel dormido’. Até porque Hermógenes não precisa ‘impor-se mau’, pois ele assim o é por si mesmo (e por resultado do pacto que fez). Hermógenes aparece-nos como a excrescência do ambiente do sertão, pois estão nele concentradas, justamente, todas as características que aparecem, por vezes isoladamente, em cada homem da jagunçagem”. (“Sobreviver ao jaguncismo exige arte e muita manha”, O TEMPO, 21.7.2015).

02  (DUKE)
A presidente Dilma Rousseff durante pronunciamento após o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, aceitar pedido de impeachment   Volto a repetir: “O que vivenciamos de janeiro até agora encerra muitas lições para quem quer aprender. Uma delas é que a luta de classes está viva, se move para manter o status quo de exploração/opressões e pode se apresentar em qualquer de suas múltiplas faces. É essencial que saibamos reconhecê-la” (“É um alento respirar democracia e derrotar ojaguncismo”, (1.9.2015).


Resultado de imagem para grande sertão veredas     E “o fel dormido” encenou uma presepada, embora renomados juristas digam à exaustão que não há crime que justifique tão insano desejo! Faço meu o dito por Fernando Morais em “O dia da infâmia”: “No crepúsculo desse 2 de dezembro, um patético descendente dos golpistas de 64 deu início ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. A natureza do golpe é a mesma, embora os interesses, no caso os do deputado Eduardo Cunha, sejam ainda mais torpes. (...) E veremos quem se alia ao oportunismo, ao gangsterismo, ao vale-tudo pelo poder. Não tenho dúvidas: a presidente Dilma sairá maior dessa guerra, mais uma entre tantas que enfrentou, sem jamais ter se ajoelhado diante de seus algozes (“FSP”, 6.12.2015).
A vida segue, e nos cabe defender a democracia.

01 (DUKE) 
PUBLICADO EM 08.12.15
  (Severino Cavalcanti foi fisgado pela comida. No caso, pela acusação de cobrar propina do restaurante da Câmara dos Deputados.  Na imagem, o retrato oficial de Severino montado sobre pintura portuguesa do início do século XX).
FONTE: OTEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário