Fátima
Oliveira
Médica
- fatimaoliveira@ig.com.br @oliveirafatima_
É preciso aprender a extrair lições das tragédias. É o
caso do desastre do avião da Germanwings, cuja dona é a Lufthansa, ocorrido no
último 24 de março, no voo 4U 9525, de Barcelona, na Espanha, a Düsseldorf, na
Alemanha, que se chocou com os Alpes franceses, com 150 pessoas a bordo. Não
houve sobreviventes.
(Airbus A320)
Embora o avião, um A320, tivesse 24 anos de uso e oconsenso seja que a vida útil de uma aeronave bem cuidada é de 25 anos, a
suspeita mais forte é que o copiloto alemão Andreas Lubitz, de 28 anos, tenha
deliberadamente provocado o acidente.
(Andreas Lubitz)
Análises das caixas-pretas até agora corroboram a
hipótese inicial: o copiloto mexeu várias vezes nas configurações do piloto
automático para aumentar a velocidade de descida e não permitiu que o piloto
retornasse à cabine... O segundo gravador do voo confirma as suposições.
Na busca de algo que explicasse a atitude suicida, “a
Lufthansa disse que sabia que, há seis anos, o copiloto havia sofrido um
episódio de depressão grave antes de ele terminar seu treinamento de voo”. Foi
divulgado que “promotores alemães informaram que encontraram documentos médicos
na casa de Lubitz, sugerindo que ele já tinha uma doença, e provas de um
tratamento médico. Eles encontraram atestados rasgados, um deles para o dia da
queda do avião”.
Uma comissária de bordo, ex-namorada dele, relembrou
que ele havia dito: “Um dia vou fazer algo que vai mudar todo o sistema, todos
vão saber meu nome e se lembrar”. Embora não se saiba “exatamente o que
aconteceu nos momentos finais do voo 4U 9525”, além de que “o avião foi
deliberadamente pilotado para uma colisão nos Alpes franceses”, o mesmo cenário
induz inúmeras perguntas, uma delas chocante: o tabloide britânico “Daily Mail”
publicou: “Piloto suicida tinha longo histórico de depressão – por que o
deixaram voar?”
Está montado o cenário da estigmatização de uma doença
pouco diagnosticada, porém tratável, que no senso comum nem é considerada
doença, que é a depressão – de causa multifatorial, afeta o estado de humor da
pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a
depressão já é uma das maiores causas de adoecimento e atinge 15% da população
mundial em pelo menos um momento de suas vidas; mais de 400 milhões de pessoas
sofrem de depressão; e o risco de um homem sofrer da doença é de 11%, enquanto
que o da mulher pode chegar a 18,6%.
O episódio coloca em xeque a avaliação psicológica dos
pilotos, que, a bem da verdade, é débil, limitando-se a uma “triagem
psicológica” elementar. No mais, a avaliação anual ou semestral é tal qual a
primeira: “A maior parte dos exames é focada nos aspectos fisiológicos do
piloto – altura, peso, sangue e urina. O aspecto mental ocupa uma parte
secundária da avaliação”.
A maior segurança ainda é preventiva: “Evitar que um
piloto fique sozinho na cabine de comando”, como é a definição da Autoridade
Federal de Aviação dos Estados Unidos, ainda não adotada na Europa como
obrigatoriedade.
O capitão Mike Vivian, ex-chefe de operações de voo da
Autoridade de Aviação Civil britânica, após frisar que a avaliação de um piloto
é mais técnica e centrada em suas condições físicas e habilidades para voar,
declarou: “Eu não conheço qualquer teste em que você consiga investigar o
estado mental de uma pessoa de forma abrangente e objetiva”.
PUBLICADO EM 07/04/15
Vários policiais vigiam o domicílio do copiloto na pequena localidade de Montabaur / MICHAEL PROBST (AP)
FONTE: OTEMPO
Concordo plenamente que a depressão não pode e não deve ser o bode expiatório dessa tragédia! Estamos acostumados a ser manipulados pela mídia mundial que nos informa de acordo com suas conveniências. Não sabemos ao certo o que aconteceu! Fomos impostos a argumentos preconcebidos embasados em conveniências. Será que não houve elementos que burlaram a " extrema vigilância em aeroportos" que poderiam ser facilmente responsabilizados pela queda do avião? Como ficaria perante a opinião mundial que se descobrisse por exemplo: que todo o aparato de segurança dos aeroportos, que serviram para justificar o encarecimento do transporte aéreo mundial, não é suficiente para garantir 100 % de segurança contra atentados?! E fácil construir uma historia culpando alguém inocente, mesmo porque, mortos não se defendem. Já pensaram como é fácil estrangular/imobilizar alguém com apenas um golpe de braços ou mesmo cadarços de sapatos?! Não havia câmera de vídeo dentro do cabine dos pilotos!!! Só sons não querem dizer que o piloto estava ansioso! Poderia ser algo mais.... Fragmentos de fragmentos de gravação de voz não são provas 100% confiáveis! Pensem nisto!
ResponderExcluir