Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Hercília Levy, uma trajetória feminista de múltiplas faces


 (Hercília Levy, em sua casa, com mulheres do Grupo Boas Mãos)


DONA DE MUITAS FACES: ARTISTA PLÁSTICA, DIRETORA DE TEATRO...
Fátima Oliveira
Médica – fatimaoliveira@ig.com.br

Art. 1º - Fica decretado/ que a partir de agora/vale a utopia/Valem sonhos./ Dos possíveis e os impossíveis./ E que eles se façam verdade/e se desdobrem em luz/ no escuro de nossas incertezas" ("Estatutos da Mulher", de Jovita Levy, presidenta do Conselho Estadual da Mulher de Minas Gerais, encenado sob a direção de Hercília Levy).


  (Jovita Levy e Dr. Ivo, do Hospital Sofia Feldman; ao fundo um painel com Estatutos da Mulher)


Acima de tudo, feminista é o que foi Hercília Levy, 79, amiga que enfrentou bravamente um câncer desde 2007e faleceu em 19 de novembro. Dona de muitas faces - artista plástica, diretora de teatro, atriz, inventora de manifestações artísticas - das artes plásticas, com aproveitamento de retalhos no artesanato utilitário, telas de "patchwork" caipira, à criação de companhias teatrais, como o Grupo Vênus e o TIM (Teatro Itinerante da Mulher). "Meu trabalho tem elementos de uma conexão de linguagens", declarou.




    De formação professora, pianista, cursou direção de cinema; em 1981, fundou, em Uberaba, o Centro de Integração da Mulher; em Belo Horizonte, presidiu o MPM (Movimento Popular da Mulher) por três gestões (1996-2009); e é mãe de uma prole de seis: Alexei, Marcel, Israel, Otto Alexandre, Igor e Daniela.

  (Daniela com o pai Olto Mariano)

Sobre a filharada, com a palavra Olto Mariano: "Eu tinha dois filhos do meu primeiro casamento que ficaram comigo: Alexei, de 8 anos, e Marcel, de 6 anos. Quando trabalhei certo tempo em Belo Horizonte, mantinha-os em internato, pois meu trabalho exigia que eu viajasse muito. Ao me casar, eles se juntaram a nós (...). Eles quebraram duas TVs, quatro camas e muitas outras coisas. Hercília nunca me disse nada. Eu não tomava conhecimento. Um dia Marcel pegou uma bijuteria caríssima e disse que ia quebrála. Ela simplesmente disse: ‘Pode quebrar’. Ele desistiu... Hoje, eles telefonam para casa e perguntam: ‘Manhê está em casa?’. E falam com ela por horas. Comigo, não. Eu reclamo, protesto..." ("Hercília Levy - Exemplo de Mulher", Olto Mariano, 2012).

(Bebela, Hercília Levy e Tânia Diniz)

Sob a batuta de Hercília, mulheres analfabetas viraram atrizes exuberantes em "Morte e Vida Severina", de João Cabralde Mello Neto, "Gota d’'Água", de Chico Buarque e Paulo Pontes, e "A Casa de Bernarda Alba", de Federico García Lorca, como algumas das prostitutas pioneiras do Grupo Vênus - ideia materializada por ela e por Beth Seixas, do Musa (Mulher e Saúde) e da Pastoral da Mulher Marginalizada.

Disse: "Se ao artista é dada a possibilidade de influenciar e interferir para mudanças, ele não pode ser individualista. Tem que pensar, também, no crescimento coletivo".

(Hercília Levy e Grupo Vênus)

Parecia silenciosa, um ar quase zen, mas era contundentemente direta: "Tem muita coisa que deve ser dita, tem muita coisa que deve vir à tona e não vem. Eu gostaria que minha arte fosse um pouco a expressão dessas pessoas que não têm voz. A arte pode abrir mundos; pode, no mínimo, dar prazer. Todos têm um potencial e devem explorá-lo; o que não quer dizer que todos serão artistas. Um trabalho feminista? É... feminista também. Mas a minha pintura é uma soma de expressões" ("Hercília Levy - Exemplo de Mulher", Olto Mariano, 2012).
Sobre o papel da arte e do artista, disse: "Nem só de pão vive o homem. Se ao artista é dada a possibilidade de influenciar e interferir para mudanças, ele não pode ser individualista. Tem que pensar, também, no crescimento coletivo" ("Hercília Levy - Exemplo de Mulher", Olto Mariano, 2012).
Tenho uma pintura soberbamente bela de Hercília Levy: um menino negro, de expressivos olhos de jabuticaba, uma imagem tão viva que, um policial que recentemente foi à minha casa atender a um chamado, pois havia um estranho em meu quintal-jardim no começo da noite, falou: "Tomei o maior susto com aquela pintura, pois na penumbra tive a impressão que era uma pessoa! Parecia viva".


  Publicado no Jornal OTEMPO em 27.11.2012

4 comentários:

  1. Hercília foi uma lutadora pelos direitos da mulher

    ResponderExcluir
  2. Hercília Levy foi uma guerreira do povo

    ResponderExcluir
  3. Que bela mulheragem! Ela merece. Uma mulher com uma linda história de vida e de muitas lutas

    ResponderExcluir
  4. Uma história de vida cheia de amor ao próximo

    ResponderExcluir