Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 10 de julho de 2012

Beagá merece Patrus mais uma vez: o que é bom vale repetir


Fátima Oliveira
Médica –
fatimaoliveira@ig.com.br @oliveirafatima_

Patrus é um prefeito inesquecível no imaginário popular belo-horizontino

Patrus é um prefeito inesquecível no imaginário popular belo-horizontino. É raro o dia em que alguém não fale “No tempo do Patrus”... “Se fosse Patrus o prefeito”... Conversas num pronto-socorro entupido de gente em macas dias e dias a espera de um leito que teima em não aparecer...
O que povo fala sobre Patrus prefeito, do que significou e fez diferença em suas vidas, evidencia que ele “carrega o selo de mito fundador, com poder de convencimento político que ainda arrebata corações e mentes” e também revela um capital político inconteste daquele que foi considerado o melhor gestor do SUS no Brasil, pois reformatou a atenção à saúde em Beagá de tal modo que a incompetência e o descompromisso de alguns que vieram depois não conseguiram destruir os alicerces da atenção à saúde estabelecida na gestão Patrus: o lastro do acesso universal como direito.
Eu disse em “Memória, compromisso e via-crúcis: do ‘Resgate’ ao Samu” que Patrus é pai do Resgate e avô do Samu. “Lembra do ‘Resgate’? Vou contar. É de onde foi parido o Samu 192 (marca Governo Lula, 2003). Lembra de Belo Horizonte sem ‘Resgate’? Nem vale a pena.
Em 1995, o prefeito Patrus Ananias, do alto de sua incomensurável sensatez humanista, entendeu que uma cidade do porte da nossa não poderia prescindir de um serviço público móvel para as urgências médicas e depender apenas do trabalho abnegado do Corpo de Bombeiros. Era convicto que a ressurreição da atenção digna à saúde exigia desatar aquele nó. Foi uma sacada de mestre! E colocou gente para correr atrás, ver experiências mundiais. Não ficou contando tostão por tostão. Decidiu ter uma política assim, custasse o que custasse”. Assim nasceu o Resgate: “ideia pioneira no Brasil, modelo para o Samu 192 em âmbito nacional”. (O TEMPO, 02.03.2010).



Patrus “carrega o selo
de mito fundador,
com poder de convencimento
político que ainda arrebata
corações e mentes”

 Escrevi em “Equidade para as duas Beagás: mais para quem precisa de mais” que “Sabemos que ser belo-horizontino é um estado mental” e filosofava: “Nada mais instigante do que as eleições municipais para desencadear em mim o pensar e pensar. Porém, o caráter sui generis de alguns fatos da política mineira desafiam meus neurônios. Que bicho surgirá do cruzamento do ‘jeito petista de governar’ com o ‘choque de gestão’? Como duas vias tão díspares de administrar bens públicos poderão ampliar a cidadania? Quando da escolha de um prefeito ou uma prefeita, o que faz sentido é indagar o que queremos da futura administração da cidade”.  (O TEMPO, em 16.09 2008).
Mas “Aécio e Pimentel queriam apoiar um candidato que aprofundasse a relação entre a prefeitura e o governo estadual. ‘O objetivo era dar um caráter mais técnico e profissional’”, disse em recente entrevista o atual prefeito (O TEMPO, 07.07.2012).  Entenderam agora por que votei nulo? Ai, meus sais! E desde quando ser prefeito é isso?



 Escrevi em 2008, mas vale para 2012: “Digo, com esperanças renovadas, que a gestão Patrus demonstrou em palavras e atos que priorizava a busca de soluções para os problemas mais prementes da cidade, em áreas nas quais as políticas sociais fazem a diferença, notadamente na educação, saúde, saneamento básico, habitação e alimentação dignas e saudáveis. Sobretudo, comprometida com as duas Beagás, considerando que o caminho da cidadania implicava em diminuir o fosso que separa uma da outra, adotando a equidade: mais para quem precisa mais”. 


 A manchete “Patrus Ananias dá novo rumo à eleição em BH” primou pela precisão, pois o que Beagá precisa é de mais uma dose de Patrus. Vale repetir!

10.07.2012
 NOTA DA AUTORA:

  Artigo enviado ao jornal OTEMPO para publicação em minha coluna semanal na página de Opinião às terças, e não publicado! Não recebi ainda justificativas por parte do jornal - (08:44  de 10.07.2012)  Fátima Oliveira
Atualização, em 10.07.2012:
11:41: Encontrei no jornal impresso, no espaço destinado à minha coluna (OPINIÃO, página 20): "
A médica Fátima Oliveira deixa de escrever hoje, excepcionalmente, neste espaço". Escrevo em O TEMPO, semanalmente, desde 02 de abril de 2002, a minha primeira crônica foi "Muito prazer";
1. Já tive uma crônica censurada, porém considerei que os argumentos eram pertinentes e protetores, pois realmente escrevi algo que daria um processo que de certeza eu perderia na Justiça: eram opiniões pessoais minhas sobre uma figura forte do governo Aécio, na qual nenhuma pessoa votou, com poder de mando em tudo;
2. Uma crônica foi rejeitada sob o argumento que o jornal tem por princípio não publicar defesas de "luta armada" (eu não sabia, mas respeitei o princípio), a referida crônica originalmente intitulada: "Expropriar bens surrupiados é ato político de justiça de classe" foi publicado no VIOMUNDO:
Fátima Oliveira e a campanha insidiosa, em 18.10.2010; e
3. Hoje não foi publicada uma crônica na qual declaro voto a Patrus Ananias (Beagá merece Patrus mais uma vez: o que é bom vale repetir), num escrito em que cerca de 90% já foi publicado em O TEMPO em outros artigos que mencionei no texto atual.
Fátima Oliveira
  Sobre Patrus Ananias e eleições municipais em BH, da autoria de Fátima Oliveira e publicado em O TEMPO: 
Eqüidade para as duas Beagás: mais para quem precisa mais - Fátima Oliveira (16.09.2008)
www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdColunaEdicao=6584,OTE
O segundo turno na capital: "Nem mé, nem cabaça" - Fátima Oliveira (14.10.2008)
www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdColunaEdicao=6813,OTE
Memória, compromisso e via-crúcis: do "Resgate" ao Samu - Fátima Oliveira (02.03.2010)
www.otempo.com.br/otempo/colunas/?IdColunaEdicao=11016,OTE


 (Campanha de Patrus Ananias, nas ruas de Beagá, 08.07.2012).

13 comentários:

  1. É isso aí, uma livre-pensadora nãos e deixa amordaçar, jamais!

    ResponderExcluir
  2. Não adianta censura sobre elogios a Patrus. Ele vai ganhar as eleições porque o povo de Belo Horizonte o ama muito, pois ele foi o melhor prefeito que Belo Horizonte já teve. E vai voltar, porque queremos repetir a dose

    ResponderExcluir
  3. A senhora cutucou o cão com vara curta. Foi censurada por que o seu patrão jamais votará em Patrus. Só isso. Mas a censura tornada pública demonstra bem que Patrus teme strada e historia para ganhar as eleições. Eles o PIG e seu apaniguados têm medo. Só isso.

    ResponderExcluir
  4. Jairo, estou com você e não abro. De certo modo O TEMPO é o jornal mais liberal, na aparência em Minas Gerais, é o que explica manter uma colunista da extração de esquerda como Fátima Oliveira e alguns outros, até José Dirceu, que não sei mais dizer o que ele é além de filiado do PT.
    Mas não tenha dúvida que o artigo dela caiu por dedo de Aécio Neves, que deve estar namorando em Paris, com sua nova namorada (a mineira Bianca Giacoia, que mora em Paris), - ah, hoje o casal está em las egas, fazendo o que, hein? - mas tem gente em todo canto de Minas Gerais para contar até o que vai sair nos jornais e bem antes de ser publicado. E um artigo de uma formadora de opinião como Fátima Oliveira tem ressonência e eles vão tentar o tempo todo impedir que tal aconteça. Mas o que devemos fazer é divulgar o artigo da Fátima e solicitar republicação em outros blogs.
    ****
    Aécio Neves tem nova namorada: Bianca Giacoia
    http://lulacerda.ig.com.br/aecio-neves-tem-nova-namorada-bianca-giacoia/

    ResponderExcluir
  5. Jairo, estou com você e não abro. De certo modo O TEMPO é o jornal mais liberal, na aparência em Minas Gerais, é o que explica manter uma colunista da extração de esquerda como Fátima Oliveira e alguns outros, até José Dirceu, que não sei mais dizer o que ele é além de filiado do PT.
    Mas não tenha dúvida que o artigo dela caiu por dedo de Aécio Neves, que deve estar namorando em Paris, com sua nova namorada (a mineira Bianca Giacoia, que mora em Paris), - ah, hoje o casal está em las egas, fazendo o que, hein? - mas tem gente em todo canto de Minas Gerais para contar até o que vai sair nos jornais e bem antes de ser publicado. E um artigo de uma formadora de opinião como Fátima Oliveira tem ressonância e eles vão tentar o tempo todo impedir que tal aconteça. Mas o que devemos fazer é divulgar o artigo da Fátima e solicitar republicação em outros blogs.
    ****
    Aécio Neves tem nova namorada: Bianca Giacoia
    http://lulacerda.ig.com.br/aecio-neves-tem-nova-namorada-bianca-giacoia/

    ResponderExcluir
  6. Mário Bentes de Lima10 de julho de 2012 às 14:46

    Uma patifaria. É isso que acho da censura de um artigo tão simples e esclarecedor. O Patrus ensandece os tucanos de todas as cores.

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma mala de mais de cino mil emails só de Belo Horizonte. Tenha a certeza que muita gente vai ler seu primoroso artigo ainda hoje. E vamos com Patrus!

    ResponderExcluir
  8. Eu realmente acho que O TEMPO pirou de vez. E onde está a LIBERDADE DE OPINIÃO e DE IMPRENSA que ele diz defender?

    ResponderExcluir
  9. Não estou defendendo o jornal O TEMPO, mas pela lista de colunistas ele é o jornal de Minas que contempla uma diversidade ideológica grande. Não há outro por aqui.
    A própria Fátima Oliveira, destacadamente de esquerda, escreve nele há dez anos, pelo que consta na Nota da autora.
    Como colunista daquele jornal ela bem sabe que jornal tem dono e quem manda é o dono.
    Do que ela enumerou de problemas que teve no jornal, ela concordou com dois, disse que o jornal tinha razão. Acredito nela. E ponto para o jornal que soube preservar a sua colunista convencendo-a dos problemas daqueles dois artigos que ela concordou com as ponderações do jornal. Também ela escreveu que o jornal não havia feito contato com ela porque não publicou o artigo de hoje.
    O jornal já deu esclarecimentos no blog do Azenha de porque não publicou. Já deve ter falado com ela também.
    http://www.viomundo.com.br/denuncias/jornal-mineiro-censura-coluna-de-fatima-oliveira-sobre-patrus-ananias.html
    O jornal é uma empresa que tem dono e é o dono quem faz as normas. Creio que Fátima Oliveira sabe o que é isso. Mas ela fez certo em publicar em seu blog e dizer que o jornal no qual escreve há mais de dez anos não o publicou. Afinal, ela escreve toda terça, precisa dar uma explicação aos seus leitores.

    ResponderExcluir
  10. ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: Marlene
    Data: 10 de julho de 2012 23:21
    Assunto: cumprimenta
    Para: Fátima Oliveira

    Fátima,

    Gostei do artigo censurado pelo O Tempo. Já lhe disse que sou eleitora fervorosa do Patrus. Tirei copia do seu artigo e mandei para a irma dele que é nossa parceira de "buraco".

    Diante do furdunço que você provocou vamos eperar o resutado!

    Marlene

    ResponderExcluir
  11. Minha escritora, retornei da minha terrinha e qual foi minha surpresa em não encontrar sua crônica no Jornal O Tempo no dia 10 de julho.Nosso encontro as terças-feiras foi simplismente descartado!? Estou injuriada. Não aceito tal desfeita.
    Um cheiro cheio de revolta.

    ResponderExcluir
  12. Nãos erá fácil, mas precisamos lutar para eleger Patrus prefeito de BH; a cidade precida e o povo merece

    ResponderExcluir
  13. Não será fácil.Concordo."Eleição é igual mineração.Resultado só depois da apuração". Mas é muito gostoso, prazeroso, agradável pedir votos para quem a gente acredita de corpo, alma e espírito. Além do mais, tem muita chance, de com Patrus.13, os belorizontinos retornar ao comando da PBH.

    ResponderExcluir