Fátima Oliveira
E não tem fumfum mesmo porque nas festas juninas ela tem “Cara de tambor que amanhece”. Foi o que ela disse a Bernardo quando programavam as andanças de São João e ele empalideceu só em ouvir as propostas dela...
(Tambor de crioula)
Ele sabe o que é “Cara de tambor que amanhece”, pois era um ditado muito comum em sua família: é aquele tambor que toca a noite toda e não fura... Assustado disse-lhe que pra ele não dava, pois não tinha tempo e nem preparo físico para aquela via-sacra junina...
– Pois Bernardo, meu amor, espie só: vai ficar na solidão por muitas noites porque eu gosto da folia de São João e vou apreciar todas as brincadeiras das quais gosto, seja aonde for... Já até contratei um motorista pra ficar zanzando por aí comigo pelos arraiais da ilha. Gostaria muito de sua doce companhia, mas se não aguenta, fique porque eu só tenho hora pra sair de casa, pra chegar não!
–...
– Pelo visto você só dá conta de ir à quadrilha da mãe da comadre Fabiana, no 25 de junho. E diga logo se dá ou não dá porque preciso arrumar um par. Sem dançar a quadrilha é que não fico, nem morta!
– Mas Lô querida, até parece que vai morrer amanhã, pois não quer perder nada das festas juninas...
– Não sei! E se para o ano eu não estiver mais viva? Nem aproveitei, não é? Nem peça para que eu fique aqui de mosca morta enquanto os festejos juninos estão troando pelo mundo afora. Comigo não, violão!
(Boi de Nina Rodrigues)
O telefone toca. Bernardo atende e dirigindo-se a ela: É estela!
– Ô Estela, pode vir por aqui uns dias de junho pra gente ficar zanzando pelos arraiais? Seja por São Pedro e São Marçal, já me serve. Bernardo tá que nem mosca morta, minha rosa. Estou sem companhia. Diz que não tem tempo e nem preparo físico para ir a tudo que quero. Pois então que fique mornando em casa, porque eu não vou perder nadica de nada! Pense numa mulher boieira! Sou eu! Imagine se estando na ilha vou perder de correr atrás dos bois que amo! Mas conte aí do furdunço das festas juninas daí.
(Capela de São Pedro, São Luís-MA)
(São Marçal, São Luís-MA)
– ...
– Está bem! Então pense. Veja se não vem com Pedro a tiracolo, viu? Só quero vê-lo depois do encerramento do registro das candidaturas a prefeito. Não estou com cabeça para ouvir as lamúrias dele sobre as coligações que estão sendo feitas pelo país afora, muito menos a do PT com Maluf, que ainda não engoli. Mas sei que partido é apenas uma parte, daí porque se chama partido. Nunca é o todo. Mas é tão difícil de explicar, de ser entendido, oxê! E Pedro tem de tripudiar sempre! Como se o PMDB fosse lá essas coisas...
– ...
– E a festa portuguesa de Tonico?... Ah, todo mundo perguntando por mim? É assim mesmo. Foi o que me sucedeu quando passei a substituir Donana, bem antes dela morrer. Depois o povo acostuma. Aí então você será Dona doutora Estela da Matinha de Dona Lô!
– ...
– O Dia dos Namorados? Ah, pequena, nem te conto, Bernardo tem lastro pra mimar uma mulher, ah se tem!... Fui ao sétimo céu! E aí? Pedro também mima você bastante, não é mesmo?
– ...
– Xiiiiiiiiiii, estou vendo que está afregelada ainda com essa história. Precisa digeri-la. Enfim Estela, tivemos mesmo uma decepção das grandes quanto aos direitos da mulher na Rio +20. Estamos andando tal qual caranguejo, pra trás... Precisamos saber o que a ministra Eleonora Menicucci conseguirá fazer pra que a maluca decisão não nos atrapalhe muito por aqui, porque a depender de certas pessoas, minha rosa, já demos com os burros n’água... E faz é tempo.
– ...
– Porém o mais triste é Dilma ter de dizer que a Conferência foi boa até demais da conta, assim sendo não cabe crucificar Patriota, que é pau mandado, logo não se arriscaria a nada sem ordens expressas da presidenta.
– Dindinha, mas ele não brigou por um capítulo sobre as mulheres na Declaração da Rio +20; ou, pelo menos, não o fez publicamente. É lamentável demais. Poderia ter perdido atirando diplomaticamente. Pero... Mas nem um traque de São João se tem notícia que ele tenha queimado por lá.
– Eu também acho lamentável. Mas já passou, já perdemos mesmo. “O que não tem remédio, remediado está”! Não seja injusta! "O chanceler Antônio Patriota disse que o Brasil foi contra a remoção do termo. 'Estou particularmente frustrado pela exclusão do termo, mas o papel do Brasil como anfitrião é buscar o consenso', disse. 'Há uma profunda divergência entre as nações e não será algo que resolveremos nesse encontro'".
– Eu esperava mais dele, mesmo com aquele monte de caninas fundamentalistas nos costados: Vaticano, Egito, Síria, Chile, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, República Dominicana e Rússia.
– Tem razão Estela, mas não esqueça quem é que manda! “Quem pode, pode e quem não pode se sacode”... E Dilma está podendo, tem apoio do povo. Lembre-se que na pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), de abril de 2012, a popularidade dela bateu recorde, chegou a 77% ! “O desempenho de Dilma é superior às avaliações dos ex-presidentes Fernando Henrique e Lula no segundo ano dos seus primeiros mandatos. Em dezembro (2011), quando foi divulgada a última pesquisa CNI/Ibope, os mesmos 56% avaliavam o governo como bom ou ótimo, mas a aprovação de Dilma era menor: 72%”. E olhe que a tendência é aumentar. Está pra sair uma nova pesquisa, ainda em junho... É esperar pra ver... Garanto que perde quem apostar no contrário...– ...
– Um governo como o de Dilma, com aprovação nas alturas, as feministas têm de saber é fazer a disputa política de ideias, como fizeram contra a MP557. E levaram! Ter ido pra cima do Padilha que, ao bem da verdade, deixou muitos rastros do seu conservadorismo tacanho, foi uma prova de maturidade política. Uma prova de fogo! Pouparam a presidenta que, tudo indica, não tinha nada a ver com aquela coisa e a ganharam no campo das ideias. Precisam trilhar agora o mesmo caminho... E foi uma vitória bonita, decente. A prova é Eleonora Menecucci ministra da Mulher.
– ...
– Dizem que dali saiu o consenso possível, mas avalio que a Rio + 20 foi um rotundo fracasso; e acossada, Dilma declarou que “No Brasil estamos investindo para superar dificuldades e precariedades no acesso aos serviços públicos de saúde, com pleno exercício dos direitos sexuais e reprodutivos”, o que em si é um compromisso. Nada como um dia atrás do outro e uma noite no meio. Foi uma bobagem, das grandes, chamar Dilma de traidora. As palavras de ordem agora são pressão e vigilância... Nem mais, nem menos, oxê! Nada de choramingar pelos cantos. Vida de feminista é desassossego na certa. Quem quiser sossego, escolha outras cargas... Sim, porque qualquer coisa que escolha ser, vida de mulher é que nem de burro de carga, sempre...
– ...
– Mas mudando de pau pra cacete, sabia que por aqui, digo na ilha de São Luís, das praias conhecidas, apenas duas prestam pra banho: Panaquatira e Juçatuba, em São José de Ribamar? O resto virou latrina! Pensando bem, eu aqui na frente desse marzão monstro, nem meter o pé na água posso? Puro coliformes fecais! Ou seja, merda pura! Cadê governo, hein? Parece que a Branca não gosta de praia porque deixar chegar a tanto descalabro é de amargar! Os prefeitos dos municípios da ilha de São Luís, incluindo a cidade de São Luís, nem se lixam! Vão pedir voto com em outubro com cheiro de merda!
[Praias de São Luís foram interditadas devido ao alto índice de contaminação (Foto: De Jesus/ O Estado)]
[Placas em locais de lançamento de esgotos informam sobre interdição (Foto: Raquel Soares)]
(Praia de Panaquatira, São José de Ribamar-MA)
– ...
– Tô pensando em comprar uma casinha lá pros lados de Ribamar pra poder ir à praia com mais facilidade quando quiser... Não é bem morar em Panaquatira que, embora bonita, deslumbrante e espetaculosa é diferente demais enquanto praia...
– ...
– Como assim? Não lembra, não Estela? Sei que vamos pouco por lá, mas lembro-me que Donana gostava de lá, então você também deve ter ido lá algumas vezes. Nunca entendi aquela maré dali que quando está baixando o mar fica lá no fim do mundo, cerca de dois quilômetros da beira da praia, e quando a maré sobe cobre tudo e não sobra uma nesquinha sequer de areia. Quero uma daquelas casinhas ali pelo centro de Ribamar... Coisinha simples, pro meu gasto e só! Pode ser até uma parede e meia que com uma reforminha básica ficará nos trinques... Fui muito a Ribamar em meus tempos de adolescente. Ali já foi um balneário da moda.
(São José de Ribamar)
– Eita Dindinha que com você “Não tem meu pé me dói”! E Bernardo, o que pensa disso?
– Como assim Estela? Bernardo não tem de pensar nada querida, é meu namorado e se quiser continuar sendo vai atrás de mim onde eu estiver, oxente! Cê bem sabe “Onça velha não perde a pinta”, jamais! E ele bem sabe que “Quem vai ao vento perde o assento”...
São Luís, 20.06.2012
Fátima a Dona Lô é autêntica que dói rsrsrrssr
ResponderExcluirEstoua companhando as andanças e politicagens de Dona Lô. Ela realmente sabe defender a presidenta e de um modo impecável e justo. Deve ser um grande exercício de criatividade para Fátima Oliveira que tem um senso crítico espetacular
ResponderExcluirAchei o conto lindo. Adoro as praias da ilha de São Luís e fiquei chocada com o descaso para com elas
ResponderExcluirGosto de Dona Lô, mesmo quando não concordo com ela. Nota mil para a den[uncia sobre as praias interditadas para o banho na ilha de São Luís. Um absurdo. falta de governo. Um desgoverno
ResponderExcluirVixe , Dona Lô ,"tava" com uma saudade lascada de tu.Adorei a prosa. Cheiros mulé retada!!!!
ResponderExcluir