Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 5 de julho de 2011

Aviso da lua que menstrua

Elisa Lucinda
Moço, cuidado com ela!
Há que se ter cautela com esta gente que menstrua...
Imagine uma cachoeira às avessas:
cada ato que faz, o corpo confessa.
Cuidado, moço
às vezes parece erva, parece hera
cuidado com essa gente que gera
essa gente que se metamorfoseia
metade legível, metade sereia.
Barriga cresce, explode humanidades
e ainda volta pro lugar que é o mesmo lugar
mas é outro lugar, aí é que está:
cada palavra dita, antes de dizer, homem, reflita..
Sua boca maldita não sabe que cada palavra é ingrediente
que vai cair no mesmo planeta panela.
Cuidado com cada letra que manda pra ela!
Tá acostumada a viver por dentro,
transforma fato em elemento
a tudo refoga, ferve, frita
ainda sangra tudo no próximo mês.
Cuidado moço, quando cê pensa que escapou
é que chegou a sua vez!
Porque sou muito sua amiga
é que tô falando na "vera"
conheço cada uma, além de ser uma delas.
Você que saiu da fresta dela
delicada força quando voltar a ela.
Não vá sem ser convidado
ou sem os devidos cortejos..
Às vezes pela ponte de um beijo
já se alcança a "cidade secreta"
a Atlântida perdida.
Outras vezes várias metidas e mais se afasta dela.
Cuidado, moço, por você ter uma cobra entre as pernas
cai na condição de ser displicente
diante da própria serpente
Ela é uma cobra de avental
Não despreze a meditação doméstica
É da poeira do cotidiano
que a mulher extrai filosofando
cozinhando, costurando e você chega com a mão no bolso
julgando a arte do almoço: Eca!...
Você que não sabe onde está sua cueca?
Ah, meu cão desejado
tão preocupado em rosnar, ladrar e latir
então esquece de morder devagar
esquece de saber curtir, dividir.
E aí quando quer agredir
chama de vaca e galinha.
São duas dignas vizinhas do mundo daqui!
O que você tem pra falar de vaca?
O que você tem eu vou dizer e não se queixe:
VACA é sua mãe. De leite.
Vaca e galinha...
ora, não ofende. Enaltece, elogia:
comparando rainha com rainha
óvulo, ovo e leite
pensando que está agredindo
que tá falando palavrão imundo.
Tá, não, homem.
Tá citando o princípio do mundo!





Poesia oferecida por Laura Antunes à Fátima Oliveira, pela crônica Entre "Miss" e toalhinhas arrematadas em "ponto Paris" (05.06.2011)www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=5702

O Site Lima Coelho já publicou de Elisa Lucinda:
Cuidado com ela: algumas poesias de Elisa Lucinda (05.10.2007)
www.limacoelho.jor.br/vitrine/autor.php?autor=Elisa Lucinda*
Da utilidade da poesia (05.10.2007)
www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=630
Elisa Lucinda: minha poesia fala do cotidiano (06.10.2007)
www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=638
Escolha & Canção da crisálida & No tempo, nossa história (04.03.2008) -
Elisa Lucinda, Rosa Firmo, Sueli do Espírito Santo
www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=1220
Incompreensão dos mistérios: poemas de Elisa Lucinda (23.07.2008)
www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=1688
Late ilusão + Da chegada do amor... (08.03.2010)www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=3438
Penetração do Poema das Sete Faces (01.06.2011)www.limacoelho.jor.br/vitrine/ler.php?id=5462

MiniaturaAviso da Lua que Menstrua: é um belíssimo poema de Elisa Lucinda sobre a mulher e sobre a relação homem/mulher, interpretado por ela no espetáculo "Parem de falar mal da rotina", apresentado no Teatro dos Bancários, em Brasília, dia 07 de março de 2010.


Extraído do Site Lima Coelho

12 comentários:

  1. Elisa Lucinda cintila dizendo esses versos

    ResponderExcluir
  2. Sempre que leio ou ouço Elisa Lucinda dizer essa poesia fico emocionada.

    ResponderExcluir
  3. Aêêêêêêêêêêêêêêêê....
    Adorei

    ResponderExcluir
  4. Muito linda a poesia

    ResponderExcluir
  5. Eline das Chagas7 de julho de 2011 08:34

    Amo essa poesia de Elisa Lucinda

    ResponderExcluir
  6. Maria da Glória Santos Feitosa7 de julho de 2011 10:40

    Eu acho o poetar de Elisa Lucinda algo brilhante

    ResponderExcluir
  7. Quanto mais a gente lê ou ouve, mas bonito é

    ResponderExcluir
  8. Alice Peixoto de Sousa7 de julho de 2011 16:47

    Fascinante. A metáfora lua que menstrua é genial

    ResponderExcluir
  9. Fátima , beleza de palavras.Elisa tocou meu ser mulher.

    ResponderExcluir
  10. É de babar. Amo a poesia de Elisa Lucinda

    ResponderExcluir
  11. A sensibilidade dessa capixaba é notável! E ainda é boa atriz e cantora. Precisa mais?

    Leila Jalul

    ResponderExcluir
  12. Uma das poesias mais divinas de Elisa Lucinda

    ResponderExcluir