Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Quando o verniz de socióloga é apenas um adereço ordinário

01  (DUKE)
Como Roseana não sabe lidar com o sistema penitenciário?
Fátima Oliveira
Médica -
fatimaoliveira@ig.com @oliveirafatima_
 
Teoricamente, sociólogos dariam governantes comprometidos com a cidadania. A vida diz que não! É só relembrar os oito anos de governo de FHC e os 20 de Roseana Sarney no Maranhão. Ambos sociólogos.
A mídia e o governo Dilma tipificam de “crise” as cenas de banditismo que amedrontam o povo e acuam o governo no Maranhão. Discordo. Não há crise. Há exibição pública do gerenciamento habitual de um Estado à la clã Sarney – como propriedade privada da família! O desmantelo não é de hoje e confirma a célebre frase que “Não há vazios na política”. Quando um governo não comparece, outros assumem o poder de mando.
 

rebelião992640_673673622643254_473450883_n
  (Complexo Penitenciário de Pedrinhas - Presídio - Casa de Detenção - Unidade Prisional - Cadeia
Distrito Industrial - Pedrinhas - MA)


  [Prise de la Bastille por Jean-Pierre Houël (1735-1813)]


Quem detém o poder de mando no momento é o crime organizado e entrincheirado, como disse Alberto Dines, na bastilha maranhense de Pedrinhas (“A ilha de felicidade chamada Maranhão”, 11.1.2013): cria do descontrole carcerário e da imoral terceirização dos serviços, que enche de reais as burras dos amigos, usurpando o direito de ir e vir na ilha de São Luís e matando inocentes. Como Roseana não é responsável? Como uma socióloga não sabe lidar com o sistema penitenciário? A Suécia já demonstrou como se fecham presídios!
 
 
Ana Clara Santos Sousa, de 6 anos, morreu carbonizada durante atentados à ônibus em São Luis (Foto: TvABCD/YouTube)   (Ana Clara Santos Sousa, 6 anos, morreu dia 06 de janeiro de 2014, vitimada por queimaduras - 95% co corpo atingido - em ataque a ônibus em São Luís-MA, dia 3 de janeiro de 2014).
 
 
A capitania hereditária do Maranhão já deu até o que teria de não dar: uma mártir da violência, Ana Clara Santos Sousa, 6, incendiada que morreu quase à míngua, sem acessar cuidados especializados. No Maranhão, não há unidade de queimados nem pra fazer um chá! As bravatas e lágrimas de natureza escorpiônica do senador e da governadora Sarney são de uma hipocrisia inominável.


Cria do descontrole
carcerário e da imoral
terceirização dos
serviços, que enche
de reais as burras dos
amigos. Como Roseana
não é responsável?


 
São Luis
 
charge30 O Palácio dos Leões é a casa paterna de Roseana – quando o pai foi eleito governador, ela estava com 12 anos (1966) –, onde, até hoje, usufrui benesses palacianas rodeada de mucamas e lacaios, que cuidam para que nada amue a “Branca”, apelido não à toa! Ser chamada de “Branca” no Maranhão, ainda muito marcado pelas relações escravocratas, possui o significado inequívoco de “sinhazinha”, cercada de mimos, até gastronômicos. Tem sido assim nos quatro mandatos da governadora.
 
 
1525457_808281835854649_2045524604_n (Jornal do Comércio)
charge32
  A capitania hereditária do Maranhão já deu o que tinha de dar para os Sarney, hoje riquíssimos. O Maranhão está com parte de seu tecido social esgarçado e o povo sitiado porque eles permitem, via omissão. Se restasse algum “senso de loção”, o pai deixaria que ela trocasse o repouso sexagenário na ilha de Curupu (Raposa, MA) para a ilha de Manhattan (Nova York, EUA), como ela deseja. Mas a vasilha do ter nunca enche, e a sede de poder é inesgotável: a família exige que ela volte para o Senado! É o tributo de gênero das mulheres que entraram na política “tendo como base o poder ancestral, especificamente o patriarcal” (Fátima Oliveira, “Em nome do pai... e do clã”, 2002).
 


 (Ilha de Curupu, Raposa-MA)

charge25

 

No domingo passado, pai e filha publicaram dois artigos que parecem paridos da mesma pena, cuja tônica é a fuga da responsabilidade pelo caos, nos quais dizem que o “Maranhão nunca teve tradição de violência... O que se passou em Pedrinhas é ato de selvageria e barbárie” (“O Maranhão de verdade”, Roseana Sarney, “FSP”, 12.1.2014) e “O Maranhão nunca teve uma tradição de violência. Sempre fomos gente de paz... O Maranhão não merece o que aconteceu em Pedrinhas” (“A violência em seu labirinto”, José Sarney, “EMA”, 12.1.2014). Os crimes do latifúndio e a pistolagem persistem.
Ou seja, padre Antônio Vieira estava certo quando disse, em “Sermão da Quinta Dominga da Quaresma”, “No Maranhão a corte da mentira. O galante apólogo do diabo. O M de Maranhão. No Maranhão até o sol e os céus mentem”.



PUBLICADO EM 14/01/14
charge27 FONTE: OTEMPO

2 comentários:

  1. Tudo muito triste, mas infelizmente é a realidade

    ResponderExcluir
  2. A Branca e companhia, pelo visto. ainda continuará por muitos anos dando uma de Maria Antonieta

    ResponderExcluir