Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 9 de julho de 2013

A encíclica “Lumen Fidei” expressa as trevas do catolicismo romano

 (Femme Crucifiée - Louis Joseph Raphaël Collin )

Junta-se à que considerou o aborto crime abominável
Fátima Oliveira
Médica -
fatimaoliveira@if.com.br @oliveirafatima_
 
 
Nas soleiras da Jornada Mundial da Juventude, de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, o papa Francisco lançou a encíclica “Lumen Fidei” (“A Luz da Fé”), a primeira escrita por dois papas: a primeira de Francisco e a última de Bento XVI, que consta de quatro capítulos em 85 páginas: o primeiro, “Acreditamos no amor”, sobre a escuta do chamado de Deus; o segundo, “Se não crerdes, não compreendereis”, aborda a relação entre a fé e a verdade; o terceiro, “Transmito o que recebi”, trata da nova evangelização; e o quarto, “Deus prepara uma cidade para eles”, sobre fé e o bem comum.
 

  (Papa Bento XIV)


O que é uma encíclica ou carta encíclica (“epistolae encyclicae”/”litterae encyclicae”)? É um documento pontifício, instituído por Bento XIV (1740-1758), dirigido aos bispos e, por tabela, aos fiéis. É através de uma encíclica que o papa exerce o seu magistério ordinário. Embora não seja definidora de um dogma, ela objetiva atualizar a posição da Igreja Católica Apostólica Romana sobre um tema.


 
 (Papa Francisco e Papa Emérito Bento XVI)
 

A “Lumen Fidei”, que oficializa o ponto final das ideias ratzingerianas na Santa Sé, foi escrita por Bento XVI para completar a sua trilogia sobre as três virtudes teologais: a fé, a esperança e a caridade – “Deus Caritas Est” (“Deus é amor”, 2005) e “Spe Salvi” (“Salvos na esperança”, 2007) –, mas, como ele renunciou (em 11 de fevereiro de 2013) antes de sua publicação, num gesto de solidariedade, o papa Francisco a concluiu.
O cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos e presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, declarou que, nela, o papa explica “em linguagem acessível, o que é a fé... É uma encíclica que tem muito de Bento XVI e tudo do papa Francisco... É, ao mesmo tempo, um símbolo de unidade, pois, ao assumir e completar a obra iniciada pelo seu predecessor, o papa Francisco dá testemunho com ele da unidade da fé...”.


Não há novidade,
apenas oficializa
a condenação do
casamento entre
pessoas do mesmo
sexo. É uma encíclica
homofóbica.
 
 
 
Circulam diferentes opiniões sobre a “Lumen Fidei”, das quais destaco a de Vittorio Bellavite, coordenador nacional de “Noi Siamo Chiesa”, e a de Leonardo Boff.
O primeiro, em nota à imprensa, disse que, “salvo uma melhor releitura, parece-me que a encíclica, sem dúvida rica em reflexões e sugestões, revela, até de maneira demasiado explícita, a mão ratzingeriana... A reflexão da encíclica “Lumen Fidei” poderia ser importante, se não estivessem ausentes questões de caráter mais pastoral ameaçando a vida dos crentes e da Igreja, e que são, me parece, ‘conditio sine qua non’ para uma nova evangelização do terceiro milênio”.
Boff, em “Primeiras impressões sobre a encíclica ‘Lumen Fidei’”, declara que “a encíclica não traz nenhuma novidade espetacular que chamasse a atenção da comunidade teológica, do conjunto dos fiéis e do grande público. É um texto de alta teologia... Vê-se claramente a mão de Bento XVI, especialmente, em discussões refinadas de difícil compreensão até para os teólogos, manejando expressões gregas e hebraicas, como soe fazer um doutor e mestre”.
 

Li a íntegra do documento. Não há novidade, apenas oficializa a condenação do casamento entre pessoas do mesmo sexo: “O primeiro âmbito da cidade dos homens iluminado pela fé é a família; penso, antes de mais nada, na união estável do homem e da mulher no matrimônio”. A “Lumen Fidei” é uma encíclica homofóbica, que se junta à encíclica “Evangelium Vitae” (João Paulo II, 1995), que considera o aborto crime abominável, para perseguir, além das mulheres em geral, lésbicas e gays, explicitando que o catolicismo romano é intolerante e arrogante: acha que pode ditar regras para a humanidade.

PUBLICADO EM 09.07.13
FONTE:  OTEMPO

4 comentários:

  1. Olá Fátima Oliveira, adorei. A Igreja Católica Apostólica Romana pode mandar apenas em seus fiéis, sem ultrapassar as leis dos países. Mas cagar regra pra todo mundo, NUNCA!

    ResponderExcluir
  2. Uma boa análise Fátima. Também tenhoa a maior falta de paciência com essa gente do Vaticano

    ResponderExcluir
  3. Pena que a ideia do plebiscito foi enterrada hoje na Câmara, o túmulo da democracia.

    Líderes de partidos desistem de plebiscito da reforma política este ano
    http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-07-09/lideres-de-partidos-desistem-de-plebiscito-da-reforma-politica-este-ano.html

    ResponderExcluir
  4. Aprendi muito. Quanto mais aprendo sobre papas, mais eles caem em meu conceito

    ResponderExcluir