Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 26 de março de 2013

"Reencontros na travessia: a tradição das carpideiras" no teatro?

 DUKE
É UM DOM, O DE ENCOMENDAR ALMAS PARA O OUTRO MUNDO
Fátima Oliveira
Médica –
fatimaoliveira@ig.com.br @oliveirafatima_


É emoção indescritível receber a proposta para uma obra sua virar peça de teatro ou filme. Além da felicidade, bate o maior medão... Aquilo que Jorge Amado explicitou tão bem: "Se você não quer sofrer com a adaptação de seu romance, meu confrade, não assista ao filme, à novela, à desgraceira...".
E foi mais longe: "Ao escrever um romance, realizo um trabalho artesanal, sou um artesão tentando alcançar a arte literária. Quando inicio um livro, somos apenas eu, a máquina de escrever, o papel em branco. Esse caráter artesanal desaparece quando o romance é adaptado: cinema, rádio, televisão são o oposto do artesanato, são da indústria e do comércio, o produto a ser oferecido, a ser visto ou ouvido (e não lido) deve corresponder a exigências do mercado".
Tão logo "Reencontros na Travessia: A tradição das carpideiras" (Mazza Edições, 2008) foi publicado, recebi duas propostas para o livro virar filme que só se interessavam em filmar as carpideiras. Ambos disseram que a presença delas no livro era cinematográfica. Tesei. Ora, meu livro conta uma história na qual as carpideiras, que possuem uma historia anterior ao cristianismo, são parte destacada, mas não estão penduradas num lustre - embora as vejamos hoje como parte do catolicismo popular, elas significam muito mais. Carpir é um dom!



 

Agumas vezes, fiquei arrependida de o meu livro não ter sido filmado. O arrependimento não era tão poderoso diante do fato de que a obra continuava sendo minha. E, de novo, Jorge Amado vinha em meu auxílio: "As adaptações são sempre uma violência contra o autor". E eu voltava a ser feliz. Por outro lado, compartilho da opinião de que uma obra literária pode ser apresentada em vários formatos, sobretudo teatro, cinema e televisão. De modo que mantive a abertura para ouvir propostas.
Foi de mente aberta que ouvi de Adélia Carvalho, dramaturga, e Ana Jardim, historiadora e produtora, da Companhia Teatral As Medeias, sobre o desejo delas de transformar "Reencontros na Travessia: A tradição das carpideiras" numa peça de teatro. Apenas disse-lhes que imaginava ver no teatro o que o livro conta: uma história de amor. "De Cacá e Pablo. E, nela, muitas outras histórias de amor serão desvendadas, tendo como lastro a vida da tia Lali, uma carpideira sertaneja que, nas palavras de Cacá, foi `uma das mulheres mais interessantes que conheci em minha vida. Negra, pobre e solteirona por opção, tia Lali não foi enterrada, foi plantada. E a força de sua fé fertilizará este chão´.
Através do amor de Cacá e Pablo, vislumbraremos a história de inúmeras mulheres anônimas que, desde tempos imemoriais, têm como missão reverenciar os mortos, por meio de louvores dos cantos chamados de incelências (orações cantadas nas sentinelas) no sertão brasileiro.
Longe de serem beatas encurvadas pelo peso da ideia do pecado, são mulheres por inteiro. Livres. Ouça a carpideira Socorrinha: `Mas não pense que a mulherzada vive assim sem um consolo. Não pode! Ninguém aguenta. A carne pede. Ou tem um homem que todo mundo sabe, ou tem um homem ou uma mulher incubada. Sem responder ao que o corpo pede, é que não se fica. Isso eu te garanto. Carinho faz parte da vida´ (...) Ser carpideira é um dom, o de chorar e de cantar incelências para encomendar almas para o outro mundo, pois a morte para as carpideiras também integra a visão filosófica de que, sendo a vida uma travessia, a morte também é parte da travessia, já que viver é sempre um estar indo...".


0002xs9a (Um grupo de Carpideiras - Túmulo de Ramesés)
 (Foto: http://chicabacana.wordpress.com)
 Publicado no Jornal OTEMPO em 26.03.2013

6 comentários:

  1. Bela notícia. De fato Reencontros na travessia é pra lá de cinematográfico. No teatro Tia Lali vai arrasar legal

    ResponderExcluir
  2. Cara Fátima, fiquei muito feliz

    ResponderExcluir
  3. Fátima, parabéns. Li o livro e o acho bom demais

    ResponderExcluir
  4. A peça tem de ser linda porque o livro é só beleza

    ResponderExcluir
  5. Eita que os escritos de Fátima Oliveira são supimpa. Cheiros .

    ResponderExcluir
  6. Clap,clap,clap! Estamos loucas para ver isso! Adoooro ler, aprendi isso pequenininha, com uma professora maravilhosa e incentivada de pertinho pela minhã mãe (você),que sempre tinha uma "cartinha na manga".
    Nesses meus 33 anos (noooossa, desde o meu recente último aniversário é a primeira vez que escrevo minha mais nova "velha" idade e confesso que me assustei com ela...rs!), alguns "poucos" livros lidos, tenho que admitir que Reencontros na Travessia, foi uma surpresa literária emocionante. Gostei tanto que tenho 5 unidades na minha estante e pasme, são TODOS meus, não dou, não empresto. Me lembro lendo aquelas folhas soltas, prontas para irem para a gráfica. Isso aqui foi minha mãe mesmo que escreveu? e eu só estou sabendo disso agora? e quando o livro finalmente chegou em minhas mãos, eu li todinho novamente e tomei ele como meu. Hoje é o meu presente predileto para os amigos.Quero assistir...quando? onde? hora? rs! AMO!
    Beijos...Nina e Clarinha!

    ResponderExcluir