Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 18 de março de 2013

A moda papal vintage e a simplicidade franciscana falam


AO INVÉS DE O CARNAVAL TER ACABADO, COMEÇOU OUTRO...
Fátima Oliveira

Médica – fatimaoliveira@ig.com.br @oliveirafatima_

Em meio à overdose papal das últimas semanas e ao deslumbre midiático com a operação de cosmetologia que chega ao Vaticano, um misto de estilo jesuíta e do jeito franciscano de ser, reservo-me o direito de esperar a primeira encíclica do papa Francisco na certeza de que os temas palpitantes de direitos humanos não serão olhados com misericórdia, pois integram as chamadas "questões doutrinárias" católicas, e já foi dito, à exaustão, a respeito do louvor do papa a elas.





Ao contrário do que disse o papa, que "o Carnaval acabou", é perceptível que apenas começou outro... "Minutos após o resultado da eleição no conclave ter sido declarado na Capela Sistina, o mestre de cerimônias do Vaticano ofereceu ao novo papa a tradicional capa vermelha decorada com pele, que Bento XVI usava com orgulho em cerimônias importantes. ‘Não, obrigado, monsenhor’, teria afirmado o papa Francisco. ‘Você pode vesti-la. O Carnaval acabou!". (BBC, 16.3). Foi uma direta, ou indireta, à moda papal vintage de Bento XVI?



Foto: APGeorg Gänswein, fidèle comme son ombre au pape Benoît XVI.Foto: Lucas Lacaz
  Publicações de moda eclesiástica ou clerical falam da fixação de Bento XVI em vasculhar vestes antigas de papas e reeditá-las em alto estilo: reabilitou o camauro, "o mais comum dos chapéus nos retratos papais históricos - do latim camelaucum (chapéu de pele de camelo), originalmente os chapéus dos imperadores bizantinos"; o chapéu Saturno; a mozetta, espécie de capa até a altura do cotovelo, em desuso desde Paulo VI.


Papa Bento XVI (Valter Campanato/ABr)

 Para a analista de moda Lola Galan: "Ratzinger deixou clara sua preferência pela pompa das roupas litúrgicas arcaicas, pré-conciliares". Ele disse que "a magnificência das vestes serve para a Igreja comunicar-se com o mistério e a divindade". Bento XVI é um ícone da moda eclesiástica e um papa ‘fashion’, que usava óculos escuros da Gucci e sapatilhas Prada (o Vaticano nega!).


 (Papa Bento XVI e Georg Gäenswein)
Pope and Georg GaensweinArchbishop Georg Ganswein attends during Pope Benedict's XVI weekly audience in the Vatican today
Italy's Vanity Fair shows Archbishop Georg Ganswein


As más línguas dizem que o luxo acintoso das roupas do papa tinham o dedo do seu secretário particular, desde 2003, o lindo arcebispo titular de Urbisaglia e prefeito da casa pontifícia, desde 2012, Georg Gänswein, o "George Clooney do Vaticano", que inspirou Donatella Versace, que o vê como um "sex symbol", a criar, em 2007, uma coleção com o nome dele; e, depois, a linha masculina Gänswein.



sapato_papaO papa Francisco usará os sapatos vermelhos? Talvez. "A tradição de os papas usarem sapatos vermelhos tem uma longa história... Eram feitos de simples couro vermelho de Marrocos e tinham uma cruz dourada. João XXIII acrescentou fivelas douradas, eliminadas pelo seu sucessor, Paulo VI. Contudo, o antecessor de Bento XVI, o papa João Paulo II, preferiu os normais sapatos castanhos (...).
Em ‘Why Does the Pope Have Red Shoes?’, livro que responde a questões das crianças, Georg Gänswein explica o significado dos acessórios vermelhos: ‘vermelho é a cor do martírio, do amor ardente e da chama do Espírito’. Daí ser a cor preferida no vestuário de Bento XVI" ("Moda papal", "Portugal Têxtil", 2008).


 Papa Francisco cumprimento o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone Foto: AP



Os jesuítas são especialistas em comunicação e mais que ninguém sabem o exato valor do ditado popular "o hábito faz o monge" - a confirmação de que a moda não apenas fala, mas como uma vestimenta pode afetar processos cognitivos. Com a moda clerical, particularmente a papal, não é diferente. E ela funciona como uma vitrine. De modo que a simplicidade franciscana do papa jesuíta tem de estar em correspondência com as vestes de suas aparições públicas. O que não é um pormenor... A moda papal também fala: "Por fora, bela viola, por dentro, pão bolorento".

 
 Publicado no Jornal OTEMPO em 19.03.2013

2 comentários:

  1. Olá Fátima, realmente ao ponto! É isso aí querida

    ResponderExcluir
  2. Prezada doutora, a sua maldade e língua ferinas são impressionantes. Deixe os papas em paz

    ResponderExcluir