Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 16 de abril de 2013

O prazer do convívio com calopsitas mansas, dóceis e sensitivas


  Foto DUKE
 
 
APRENDEM A CANTAR MÚSICAS QUE OUVEM MAIS AMIÚDE!
Fátima Oliveira
Médica – fatimaoliveira@ig.com.br @oliveirafatima_
Tesourinho da Vovozinha e Fofolete da Vovozinha são calopsitas, macho e fêmea, de minha neta Clarinha, que estão comigo desde dezembro passado, esperando que a dona possa um dia cuidar delas com uma compreensão maior do que chamá-las de "psita" e saiba apreciar a companhia delas sem assustá-las.
A ideia era que, tão logo estivessem mais mansinhas, fossem levadas para a casa de Clarinha, em São Luís do Maranhão. Mas permanecem em Beagá, e eu virei cuidadora de calopsita! Sim, aquela avezinha originária da Austrália, com cerca de 30 centímetros de comprimento, que pesa entre 80 e 150 gramas, vive em média 20 anos e possui um topete de dar inveja a Elvis Presley, segundo João Mathias.


 

A ideia de comprar calopsitas para Clarinha tem a ver com o desejo dela de ter um animal todo dela - um cachorro, um gato - e de ter pedido para meio mundo: "Compra um gato pra mim!", sem que alguém da família tenha se sensibilizado. Na casa da mamãe, não havia cães nem gatos por causa da "asma das crianças". Em minha casa, idem! Somos uma família sem tradição de cuidar de gatos e de cachorros.
Cães e gatos para quem mora em apartamento significam um adicional de empenho de tempo, energia, dinheiro e o hábito incrível de não sentir o mau cheiro que cães e gatos deixam em ambientes pequenos, mesmo aqueles tratados a pão de ló e com direito a "cabeleireiro" semanal.
 

Clarinha era uma tristeza que fazia dó, mas a convencemos de que bonitinhos são os cães e os gatos das casas dos outros. Eu tremia de pavor só de pensar que ainda não foi inventado o produto que retire a inhaca de cães e gatos de uma casa. Evidente que os donos nem percebem; acostumam-se ao fedor de tal modo que ainda se irritam quando a gente reclama do odor estranho da casa, por mais limpa que esteja.
Embora tenha o propósito de não engaiolar pássaros, decidi domesticar calopsitas para Clarinha. Elas podem viver em gaiolas, mas Tesourinho e Fofolete passam a maior parte do tempo em meu quintal-jardim, na área de serviço e passeando e assoviando pela casa atrás de mim.
Nativa da Austrália, a calopsita "é a menor da família das cacatuas. Seu nome científico é Nynphicus hollandicus, que significa `Deusa da Nova Holanda´, nome da Austrália até 1804". Em 1838, John Gould, ornitólogo inglês, esteve pesquisando a fauna australiana. Ao retornar em 1840, levou calopsitas, contribuindo assim para a disseminação delas na Europa.
 
 Title #0

Há calopsitas de várias cores: cinza ou normal (a cor original); canela; arlequim; pérola; lutino; cara branca; albina; fulvo; prata recessivo; e prata dominante. No entanto, só depois do surgimento da variedade arlequim, uma mutação, antes de 1950 e de outros padrões de cores, que a calopsita adquiriu "enorme popularidade, sendo hoje um dos pássaros mais criados do mundo. É o pássaro perfeito e o mais indicado para quem quer uma relação mais íntima com uma ave. São divertidos e leais ao bando, do qual o dono passa a fazer parte".
As calopsitas são aves de estimação muito disputadas e adquiriram o status de "aves de toque", embora sejam naturalmente assustadas e arredias, porque "podem ser tocadas, acariciadas e respondem a esses estímulos". Possuem uma inteligência extraordinária: aprendem a cantar músicas que ouvem mais amiúde! "Sentem fome, medo, frio, alegria, dor, tristeza, aceitação, rejeição. Aceitam carinho e o retribuem", além da percepção do estado de espírito de quem cuida delas. Às vezes, tenho medo de calopsitas, pois parecem gente!
  Publicado no Jornal OTEMPO em 16.04.2013
 

3 comentários:

  1. Muito fascinante a sua crônica. Estava procurando sobre calopsitas porque desejava ter uma e o seu depoimento me fez decidir ter uma

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho mais paciência de cuidar de nenhum animal, mas fiquei animada com a calopsita

    ResponderExcluir
  3. O Clube das Calopsitas é um site dedicado as pessoas que são apaixonadas por suas Calopsitas e também aquelas que querem saber um pouco mais antes de adquirir uma. http://www.clubedascalopsitas.com.br/
    Portal das calopsitas http://www.calopsitas.org/
    Calopsitas Mansas http://www.calopsitasmansas.net/cores.htm Universo das calopsitas http://universodascalopsitas.blogspot.c com.br/
    Mundo das calopsitas http://mundodascalopsita.blogspot.com.br/ Blog das calopsitas http://marina.paraluppi.zip.net/

    ResponderExcluir