Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 22 de março de 2012

O rebucetê da política e a Semana Santa na Matinha de Dona Lô


Fátima Oliveira

Após o Carnaval Dona Lô ainda permaneceu na Ilha duas semanas, quando então ficou entre a Chapada do Arapari e a Matinha de Dona Lô, envolvida com os preparativos da Semana Santa e aturando o profundo mau humor que Estela não conseguia disfarçar.
– Dona Lô, se acalme senhora! Era o esperado que Estela ficasse amuada com essa história do seu namoro, oxente! Espantada pucardiquê? Além de mimada demais, pela senhora e por Donana, ela nunca teve de dividir a sua atenção com outra pessoa! É a primeira vez e ela está inconsolável, mas vai passar. Bernardo já entendeu perfeitamente. Conversei com ele e pedi paciência. Ele parece boa gente. Gostei do sujeito!
– Olhe Pedro, ela já é adulta. Aliás, tá é velha, quase caindo os dentes, mas se comporta como uma criança malcriada...
– Se há culpados, eu não estou no meio... Quanto a Vosmicê, eu não coloco a minha mão no fogo... Quer dizer, desculpe-me Dona Lô, não quero azucriná-la com minhas tiradas inconvenientes... Mas, e Bernardo, quando chega?




– No sábado, antes do Domingo de Ramos... Está empolgado pra ver como é a nossa Semana Santa. Por mais que eu conte e explique, não consegue visualizar o alarido que é a Semana Santa na Chapada do Arapari e nem a nossa dispensa de padre...
– É. Tem de ver pra acreditar...  E a programação, tudo “enriba”?
– O de sempre. Como manda a tradição e as nossas invenções, porque a cultura também é dinâmica e comporta inovações. Pegue a programação aí em cima da mesa e veja... Sem sobressaltos. Viu Dilma dizendo ontem que vai terminar a ferrovia Norte-Sul? Ai, ai... Eita estradinha rosqueada, c’os diachos! Nem vou falar nada. É esperar deitada... Eita coisa de urucubaca, desde o Sarney! Espie só pra ver se não estou certa! Em setembro de 2010 Lula falou: “Norte-Sul, enfim nos trilhos!”  Tá lembrado?


 [Presidente Lula durante visita à fábrica de dormentes da Triunfo Iesa Infraestrutura S/A (TIISA) (Ferrovia Norte-Sul/TO) Foto: Ricardo Stuckert/PR]

– Estou, ora se estou!
– Pois bem, deu em nada! Não entendo a urucubaca da ferrovia Norte-Sul. De jeito maneira!
– Tem razão Dona Lô!


 – Agora, no último dia 15, Dilma apareceu num trecho, lá em Goianira-GO,   falando que vai concluir  a ferrovia Norte-Sul de Açailândia (MA) a Estrela d'Oeste (SP) até 2014 e deixar prontos projetos para estender o modal até Rio Grande (RS)! Será, minha gente?
– Ah, verdade! Tem de colocar um será aí mesmo!

Viagem: Dilma visita ferrovia em obras desde 1987 em Goiás


[Foto: Roberto Stuckert Filho - Presidenta Dilma Rousseff realiza vistoria às obras da ferrovia Norte-Sul, nos municípios de Anápolis e Goianira]
 (Na campanha de 2010, Dilma visitou a ferrovia ao lado do então presidente Lula e do senador José Sarney, que idealizou a obra)


– E assim Dilma entra na Era das Promessas... Será que está lembrada que a maldição dessa Norte-Sul desmoraliza qualquer presidente? Escute: vem de Sarney; 8 anos de FHC; 8 anos de Lula; e um ano de Dilma já foi pro saco. Faça as contas Pedro! Claro que espero a Norte-Sul ansiosamente, pois minha terrinha está a meros 50 Km dela. Isso aqui, escreva o que estou dizendo, cada alqueire subirá para o valor do ouro! Tá lembrado que essas terras nossas aqui só possuíam um valor sentimental? Isso aqui era nas brenhas, no oco do mundo, onde Judas perdeu as botas e foi a Estrada de Ferro Carajás-São Luís, que saiu e é realidade, e a promessa da Norte-Sul que fizeram desse chão um patrimônio valioso em dinheiro... Mas se a Norte-Sul de fato for finalizada, estaremos montados na bufunfa no valor de ouro! Oxê, nenhum dos Tropeiro jamais sonhou com tanto...


(Ferrovia Carajás)

– Hem-hem Dona Lô... Tal qual a senhora, acho que Dilma exagerou nas promessas sobre a Norte-Sul, mas ela é quem sabe o lastro de dinheiro que tem no Tesouro Nacional. Pode ser que não esteja blefando. Mudando de assunto: como de costume, semaninha cheia... A diferença é que Vosmicê vai tropear muito, se quiser que Bernardo conheça tudo. Vai ficar trançando, direto e reto, da Matinha pra Chapada... Olhe só o tanto de coisas:



Programação da Semana Santa 2012 da Chapada do Arapari
1. Domingo de Ramos
. 17:00 - Ladainha e aspersão de água benta nos ramos (Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição)
2. Quinta-feira Santa
. 18:00: Drama: Lava-pés (Adro da Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Chapada do Arapari)
3. Sexta-feira da Paixão
. 17:00: Ladainha na Capela de Santa Luzia, na Matinha de Dona Lô
4. Sábado de Aleluia
10:00: Malhação de Judas (Adro da Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Chapada do Arapari)
5. Domingo de Páscoa
10:00. Drama: “As mulheres na ressurreição de Cristo” (Adro da Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Chapada do Arapari)
12:00. 7º. Almoço Comunitário de Páscoa da Chapada do Arapari




– Ave!  Fico cansada só de pensar...
– Caso a senhora não se incomode, conte comigo para pajeação de Bernardo... Não sei se ele vai gostar daqui, não! É um homem de cidade grande, mas vai estar tudo bem, desde que ele não dê uma de caixeiro-viajante sobre Sant'Ana do Agreste: “Lugar bom para esperar a morte”, não é? E os convidados, além de Bernardo?
– Os de sempre, a saber: Estela & catrevagem: quatro pessoas; Cesinha com a namorada e a mãe dela, dão três; o povo da boiada: Dr. Jonas, sua mulher Mariá e a filha, a Dra. Helena; o desembargador Elpídio Lobato e os dois filhos: João e o Dr. Francisco de Paula; o Dr. Graciliano, veterinário da Matinha, de regra com uma nova namorada; até aí são nove. Totalizando: quinze! Ah, bote mais Mãe Zefinha, que não perde! E Bernardo! Então teremos zanzando por aqui cerca de 17 pessoas, podendo chegar a vinte. Enfim, casa cheia, a cara de Donana!
– Como diria Jorge Amado: “Vai ser uma pândega, um rebucetê”... Mas me conte aí, e Dilma com essa mudança de lideranças na Câmara dos Deputados e no Senado? Ali sim, foi um rebucetê exemplar!
– Quer mesmo saber o que acho? Ela está certa, certíssima! Onde já se viu esses parlamentares duma figa acuando a presidenta por que querem cargos e mais cargos no governo? E o povo está com ela e não abre! Que Sarney, Renan Calheiros e Romero Jucá se danem. Ô raça interesseira esse trio! E ainda fazendo beicinhos na maior cara limpa do mundo! Eu, hein? Eles não sabem da missa a metade! Jucá, todo mundo bem sabe, meteu o pé no jacá, traiu a presidenta, por puro machismo...
– Quêquisso Dona Lô?
– Ora, Pedro! Deixe de ser remelento, sô! Jucá era líder do governo e a presidenta deu ordens para que ela levasse direto para votação o projeto de lei que multa empresas que pagam às mulheres salários menores que os homens no exercício da mesma função. O que ele fez? “Apresentou um requerimento, atendendo apelo de entidades empresariais, assinado também por outros líderes, enviando o projeto para a Comissão de Assuntos Econômicos. A presidente ficou irada com o ato de insubordinação”.

– Ah, eu não sabia. Quer dizer: não me dei conta do detalhe!
– Detalhe?  Santíssima, como é difícil ter um genro, um agregado, ou algo que o valha, do PMDB, ai, ai... Ô disgrota!
– ...
–  Seu povo é de lascar. É PMDB, viu Pedro?
– Aí tem! O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) tem razão de estar assustado. Ao sair da primeira reunião da bancada do PMDB com o novo líder do governo, Eduardo Braga, diante dos salamaleques de paparicagens em torno do novo líder não se conteve e comentou: “A reunião foi tão boa e tantas as trocas de amabilidades que eu acho que há mais coisas no céu de Brasília do que aviões de carreira".
– Ele, o senador Ricardo Ferraço, realmente não perde por esperar. Vai aprender que PMDB é para profissionais. Já correram atrás de Lula, sem nenhum respeito pela doença do moço! E Lula, que não é bobo e nem nasceu ontem, já tomou posição. Do lado de Dilma, oxente!  Disse com todas as letras: “A Dilma está certa. Vale a pena essa luta, porque essa é a boa luta”.
– Estou com Ruth de Aquino e não abro! Leu a última coluna dela?  Estou com a revista aqui: “Dilma e o bloco dos sujos - Chantagear a presidente e impedir votações importantes não ajuda nem o Senado nem o país”. Ela diz, apropriadamente que “Algo me diz que, se Renan Calheiros, Romero Jucá e Blairo Maggi estão possessos com Dilma, a presidente está certa. Não reconheço em nenhum dos três senadores acima condições morais para exigir cargos de liderança ou ministérios.” – Ah, vou ler!
– Mas mudando de pau pra cacete, a quantas anda aquele negócio da MP 557/2011?

– Ih, ainda vamos ver muita água correr debaixo da ponte... Ora se vamos! Certo que Dilma cedeu um pouco expurgando o nascituro dali. Foi o jeito, né? Não apareceu nem mãe e nem pai... Mas a peleja continua. A MP 557 é um equívoco descomunal... Repito: o governo Dilma ainda é um governo em disputa.
E nós, a sociedade civil, através dos movimentos organizados, temos o dever de fazer a disputa. O pau tá quebrando... Nada está parado. A mulherada que entende dessas coisas está se mexendo bravamente, resistindo e atuzigando. Eleonora Menicucci na condição de ministra está indo bem. Do que sei. Do que tenho lido. Já chamou Padilha na chincha...
–  Ah, e foi? De verdade?


(Andre Dusek/AE) Reunião. Alexandre Padilha (ao fundo) e Eleonora Menicucci (à esq. do ministro da Saúde)


Estela que estava se achegando na sala, emendou: “Ah, isso eu vi, ao vivo e a cores. Acompanhei a 231ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde, no último dia 15 de março. A ministra Eleonora Menicucci, após ouvir a representante do Ministério da Saúde, enfatizou que “A perspectiva da integralidade nas ações voltadas para a saúde da mulher foi uma vitória muita grande das mulheres brasileiras e essa perspectiva não pode retroceder, e cada programa e ação devem se remeter a ela”. E após discorrer sobre seu compromisso de avançar nas ações de enfrentamento a todas as formas de violência cutucou com vara bem curtinha: “O Ministério da Saúde precisa trabalhar conosco nesse enfrentamento”. Ou seja, pra quem sabe ler um pingo é letra. Ora se é!

 [A ministra Eleonora Menicucci, abriu a solenidade do programa Empreender Paraíba dia 12.03.2012, em João Pessoa, PB].

– Ou seja Dindinha, o Ministério da Saúde já entendeu o recado: não pode dar as cartas sozinho na saúde da mulher. De jeito maneira! É o recado de Dilma. Obedece quem tem juízo. Ou não?  A mulherada que entende do assunto não está parada, não! Hoje mesmo recebi um artigo novo, com uma análise mais de fundo, muito bom sobre essa peleja. Vou fazer uma cópia para que o leia com calma. Falo do “MP 557/2011: um avião bombardeiro não tripulado sobrevoando o Congresso”. As autoras, Graciela Selaimen e Magaly Pazello, foram muito bem. Vale a leitura.  
– Ai, que boas notícias Estela!

 – E o cardápio da Semana Santa aqui da Matinha, hein?
– Tá vendo Pedro? Estela não engorda de ruim que é. Ai é bichinha que come, sô! Só pensa em comida, benzadeus! Não se avexe Estela, o cardápio é só puxar pela memória: nos conformes da tradição.





Fazenda Matinha de Dona Lô, 22 de março de 2012

10 comentários:

  1. Oi Dona Lô, amei de montão

    ResponderExcluir
  2. Arre égua, Dona Lô está tinindo na política

    ResponderExcluir
  3. Mas é muito sabida essa D. Lô! Se a bisa Maria tivesse viva diria: é um perigo essa mulher! haha..
    D. Lô, sou sua fã!! A.doo.rooo.. :D

    ResponderExcluir
  4. Fátima, adorei. A Dona Lô cada dia mais firme

    ResponderExcluir
  5. Fiquei boba de tão bonito que é o texto

    ResponderExcluir
  6. Acho que Dona Lô é um pouquinho de cada uma de nós que lutamos pelas liberdades democráticas

    ResponderExcluir
  7. Fátima Oliveira, Dona Lô é nota dez e a sua criadora de uma inventividade a toda prova

    ResponderExcluir
  8. Foi um grande prazer conhecer a Dona Lô. Vou bater ponto aqui a cada novo episódio. Estou lendo os anteriores e gostando muito

    ResponderExcluir
  9. Minha escritora linda que tanto aprecio. Como é bom ler seus textos. Estava com uma saudade danada de Dona Lô. Cheiro carinhoso.

    ResponderExcluir
  10. Por Deus Fátima Oliveira, adorei Dona Lô

    ResponderExcluir