O peso das decisões extremadas tomadas com tranquilidade
Fátima Oliveira
Médica - fatimaoliveira@ig.com @oliveirafatima_
Com a palavra, a neurologista Elizabeth Regina Comini Frota, que escreveu a orelha do livro: “Do Maranhão para Minas Gerais, gastam-se tantas palavras quanto serras que sobem e descem. Descobri, conhecendo Fátima Oliveira, que Maranhão e Minas são irmãos de terras a perder de vista, rios que determinam as curvas dos caminhos e pessoas que caminham em curvas.
Fátima é a mulher não mineira mais ‘rosiana’ que encontrei. Neste livro, ela descreve os sofrimentos das famílias, principalmente das mães, que possuem em casa alguma doença psiquiátrica ou neurológica. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou o Transtorno de Personalidade Antissocial, ou o Transtorno Bipolar representam aqui muitas outras doenças crônicas que acarretam limitações e sofrimentos para quem tem e para quem cuida, e adoecem a família. Vencê-la e tratá-la sem desesperar é um desafio que a médica Fátima Oliveira poetiza e romanceia, sem minimizar. Seu entendimento vem dos anos de experiência vivida, ouvida e lembrada de muitas mães.
"Descreve os
sofrimentos das famílias, principalmente
das mães, que possuem
em casa alguma doença
psiquiátrica ou neurológica"
Admirável sua capacidade de fazer o que é preciso fazer, doa a quem não entender. Essa capacidade ela exprime em sua personagem Maria, que interna o filho quando é preciso e quando sente que esse é o melhor caminho.
O estilo inconfundível se repete neste livro, recheado de pesquisas históricas, médicas e culinárias, que remetem a novos conhecimentos no meio da leitura, passando da cozinha para a biblioteca, da cidade ao sertão, tudo misturado e ‘bem pertim da gente’. Escrito na primeira pessoa, alterna referências nas vivências de outros com as próprias experiências, relatadas com certa leveza e sem lamento.
PUBLICADO EM 28.01.14
FONTE: OTEMPO
+ Sobre o livro: Compartilhando fragmentos do livro “Então, Deixa Chover” - Fátima Oliveira, O Tempo, em 03.08.2010
No VIOMUNDO
No VIOMUNDO
RESENHAS
A hora do ângelus
Romance relata histórias de abortos envolvendo padres
CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo
A hora do ângelus
Romance relata histórias de abortos envolvendo padres
CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo
Com poesia, romance aborda histórias das mulheres que choram os mortos
CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo
CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo
Fiquei muito interessada em seu livro
ResponderExcluirA apresentação do livro na crônica é deliciosa. Sucesso!!
ResponderExcluirA capa do seu livro é muito bonita e cativante. Imagino que o conteúdo é maravilhoso. Onde comprar o seu livro? Não o encontrei no site da Mazza Edições
ResponderExcluirhttp://www.mazzaedicoes.com.br/
Maravilhosa Fátima Oliveira. lerei seu novo romance com prazer
ResponderExcluir