Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 30 de setembro de 2014

As lendárias eleições no Estado do Maranhão: do vale-tudo ao surreal

 

Fátima Oliveira
Médica- fatimaoliveira@ig.com @oliveirafatima_


É dificílima a luta de ideias em meio ao atraso feudal do Maranhão nas eleições. Embora a psiquiatria informe que sociopatas não possuem limites quando contrariados, a coisa aqui é bruta, sem um pingo de civilidade!

3  (DUKE)
  No poder há quase meio século, Sarney et caterva acionaram o arsenal do sindicato da fraude eleitoral herdado do pernambucano Victorino Freire (1908-1977), que aportou aqui em 1933 para chefiar o gabinete do interventor Martins de Almeida. A convite de Getúlio Vargas, foi chefiar o gabinete do ministro da Viação e Obras Públicas, de onde pavimentou, com verbas públicas, sua escalada de poder no Maranhão, tendo retornado em 1940 para a campanha à Presidência da República do seu amigo Eurico Gaspar Dutra, que presidiu o Brasil de 1946 a 1951.


Victorino não precisou ser governador do Maranhão para mandar em tudo por quase 30 anos – deputado federal (1946) e várias vezes senador. Era íntimo da Presidência da República (lição aprendida por Sarney, íntimo de qualquer presidente). Quando saía do Rio, dizia: “Vou ao Maranhão apertar as cangalhas!” Na iminência de perder uma eleição, arregimentava o sindicato da fraude. Disse, em “A Laje da Raposa”, que em 1965 tinha candidato, mas torceu para Sarney! Entendido, né?

  Citei passagens pontuais para cotejar com as eleições de 2014, em que métodos victorinistas de terror tentam impedir que o povo eleja democraticamente um governador para pôr um fim ao meio século de saques aos cofres públicos e de penúria do povo, hoje com IDH de 0,639 (Brasil: 0,727) e 959.193 famílias no Bolsa Família. Em 2010, um pouco mais da metade do povo, do total de 6,3 milhões, sobrevivia desse benefício! Dispensa comentários.



Nas eleições de 2014 inventaram histórias escabrosas para destruir a imagem/dignidade de quem é contra Sarney et caterva, tendo como pano de fundo a cultura política das capitanias hereditárias para o Parlamento e o Executivo. Há “famílias políticas” – mandatos passam de pai para filhos, netos, genros e noras, via currais eleitorais e fraudes, como algo salutar e natural!


IEpag50e51_Maranhao-1.jpg  Há desde anticomunismo de botequim sujo, afirmando na TV que o Maranhão seria o primeiro Estado comunista do país, acusações falsas de ficha suja contra Flávio Dino, candidato a governador pelo PCdoB, e intimidação do irmão do candidato pela Polícia Militar. Tem mais: da depredação do patrimônio público, inclusive da prefeitura da capital, até um vídeo mentiroso forjado na penitenciária de Pedrinhas, no qual um preso acusa Flávio Dino de ser ladrão de banco!


 (Senador Victorino Freire)
140926-pesquisa-imprensa (2) Descoberto o crime – o presidiário disse que recebeu dinheiro e promessas de fuga e proteção eterna –, iniciaram a divulgação de incêndios em São Luís acusando Flávio Dino – que está com 60% de intenções de voto na pesquisa do último dia 26 – de tocar fogo na cidade! Sarney é 100% cria de Victorino e superou o mestre.

  A joia da coroa do terror está incrustada no barril de pólvora que é a penitenciária de Pedrinhas, em São Luís, cujas chaves no dia da eleição deveriam ficar nas mãos da Força Nacional de Segurança Pública. Se há uma obra que é a mais perfeita tradução do sarneysmo é Pedrinhas – construída e inaugurada pelo governador Newton Belo, em 12.12.1965, passou para a grife Sarney em 31.1.1966, quando ele tomou posse.


 O que acontece no Maranhão fere os ideais republicanos, logo deve interessar a todo o povo brasileiro expurgar o clã Sarney do poder. Karl Marx tem razão: “A história se repete, a primeira vez como tragédia, e a segunda como farsa”.

 PUBLICADO EM 30.09.14
 FONTE: OTEMPO

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Dona Lô em “Não dá pra trastejar! Meu voto é redondo: é Flávio Dino e Dilma!”


Fátima Oliveira


– É mesmo a tua opinião Cesinha? Repete, s'il vous plaît!
– Ave Maria Dona Lô, ficou tão agoniada que tá falando é em francês, e é? Será que vou entender?
– Deixe de bestagem Cesinha! E tu não sabes que s'il vous plaît é por favor, hein? Nasceu ouvindo falar isso! Desembucha!
– Acho bom a senhora dar um pulinho aqui pelas quebradas. As coisas estão sendo destroçadas a olhos vistos. Já estavam um pouco, mas com esse negócio de Lula pedir voto pra Lobinho30 pegou mal e o povo tá é muito puto! Puto, puto mesmo e dizendo que Lula e seu candidato Lobinho30 vão levar a maior surra de voto aqui no Maranhão!
– E é Cesinha? Bom, muito bom e bonito pra minha cara que fui uma mulher com Lula até debaixo d’água... Palavra de Dona Lô: não sossego enquanto não descobrir o que Lula deve a Sarney que não paga nunca! Ele cede às chantagens do disgramado do Sarney, sempre! 
– Tá sobrando pra Dilma e é muito... Seu Pedro tá nadando de braçada pedindo voto pro PMDB...  Mas Dona Estela já disse que se ele pedir voto ou votar em Lobinho30 será escorraçado de casa, apenas com direito a levar suas roupas numa trouxa... Repare bem: numa trouxa!
– E foi Cesinha? Então o negócio aí tá é quente pegando fogo, né não? E eu perdendo, por Deus! E Pedro?
– Anunciando pros quatro costados do mundo que vota em Flávio Dino pra governador. Diz: “Eu estou é no ‘Passim do 65’! Não sei se é só pra não atiçar Dona Estela... O resto dos votos dele, no PMDB... Mas anda todo embandeirado pros lados da Marina. Nunca falou em votar em Aécio Neves, não. Por enquanto parece que ainda é Dilma. Mas venha logo! Antes que seja tarde demais.
– E é Cesinha? Pedro não nega jamais que “O PMDB é para profissionais”! E Estela o que diz?
– Dona Estela a senhora bem conhece. É sua cria: não diz, manda! “Ô Pedro, se não votar em Dilma, pode arrumar a trouxa. De imediato. A porta da rua é a serventia da casa!” Por esses meios de ameaças ele está mais quieto. Mas se prepare porque tanto o padre quanto o pastor daqui estão “unha e carne” e pedindo voto pra Marina. Verdade, verdadeira! E os dois são Lobinho30 para governador, acredita?
– Quer dizer que os dois cabras safados da Chapada do Arapari se juntaram, e foi? São dois vendilhões do templo, vendem Deus por qualquer merreca de dinheiro, desde que forrem os bolsos sem trabalhar!  Nem sei como o pastorzinho não é candidato porque é o que mais tem.  Te digo:  se essa ruma de pastor se eleger deputado, viiiiiiiiixe Maria, é melhor nem pensar! Tô achando que o balcão de negócios de vender Deus dessa gente num tá é dando dinheiro, daí porque  estão ampliando o negócio deles entrando na política! Está claríssimo! E como você está vendo tanta barafunda toa? Diga aí, “piqueno”!


  – Estou pedindo a Deus toda noite que não permita mais que o povo de Sarney se mantenha mais um dia no poder no Maranhão. Meio século na taca de Sarney ésacrifício demais. É o que quase todo mundo tá dizendo. Só se o nosso povo for falso demais. E a senhora sabe pucardiquê Lula está pedindo voto pra Lobinho30? Ninguém entende!

   – Prestenção, “piqueno”! Repetindo: ainda não sei, mas vou descobrir! Ah, se vou!  Taí uma coisa para a qual eu não tenho resposta Cesinha!  Coloque aí na conta das bruxarias de Sarney! Mas Lula está errado! E o povo do Maranhão não vai ouvir o pedido dele. Nós vamos, com nosso voto, dizer a Lula que nós, só nós, sabemos o que é melhor para nós! Que ele enfie a sua viola num saco e dê no pé! Chega de passar vergonha por ele! No dia 5 de outubro ele saberá quem tem água na fonte! Aqui o caso de Flávio Dino com o povo é que nem amor-agarradinho!  Vamos levar no primeiro turno. E Lula vai ficar com a cara grande, pra aprender a respeitar a vontade do povo...
– Mas dona Lô que história é essa de amor-agarradinho?


 – Num sabe o que é amor-agarradinho não Cesinha? A planta! Aquela trepadeira que temos aí em casa no caramanchão que dá pro meu quarto? Aquela de florzinha agarradinhas da cor de rosa choque, que as florzinhas dão em penca e que tu adoravas brincar com elas quando era pequeno, oxente!
– Ah, verdade! Caiu a ficha agora! Mas fique sabendo que o povo está confuso com isso de Lula pedir voto pra Lobinho e do trepeça dizer todo dia na TV que ele é o candidato da presidenta Dilma...


comite
   – É o que ele pensava! Hoje chegou uma ruma de material de Dilma com Flávio Dino, feito pelo Comitê Nacional de Dilma, meu filho, que ela não é besta e quer é distância desse povo de Sarney e Lobão, tudo atolado até o pescoço nas denúncias de corrupção da Petrobrás.
– Mas eles sempre dão um jeito de escapar... Saem das denúncias com atestado de honestidade. Lembra do Caso Lunus?



– É verdade, mas o cerco está se fechando. Pode ser que a casa caia... Se me chamarem pra provar, num provo não, mas os boatos estão na praça. Um escândalo! É esperar a conclusão das investigações e o julgamento. Os indícios de enriquecimento ilícito dessa gente são muitos em meio século. São sociopatas da política. Mas você que vai ser juiz Cesinha, sabe que não podemos dizer que o ladrão é ladrão sem condenação, não é?
– ...
– Pois bem, com tantas notícias sem rumo, eu me arretei de vez porque meu voto é Flávio Dino e Dilma e vou amassar barro aí na Chapada para elegê-los. Tô indo! Amanhã dormirei em casa!
Após encerrar o telefonema pra Cesinha Dona Lô ficou a conversar com seus botões, em busca de reconhecer mais os problemas que tinha pela frente e de encontrar soluções para eles.  E decidiu dar uma palhinha com Estela.
– Ô Estela, tô chegando aí amanhã, minha rosa! Temos de acelerar a mulherada aí para garantir a vitória redonda. Não dá pra trastejar: É Flávio Dino e Dilma! Não adianta ganhar o governo do Maranhão e não ter costas quentes em Brasília. E costas quentes do meu ponto de vista, do que é bom pro povo, é só Dilma na presidência. Aecim é carta fora do baralho, foi ali comprar pavio pro lampião e mandou dizer que não volta mais, como na música de Adoniran Barbosa, tão bem interpretada também por Martinho da Vila (Apaga o fogo Mané). Marina? Ahahahahah como se pode ser lisa e traidora tanto assim que nem ela, por Deus! Fizeram lavagem cerebral nela, ou se vendeu pra burguesia financeira com essa história de independência do Banco Central. Vê o que num faz o personalismo, não? A bichinha virou uma caninana fundamentalista.  Que ela não era flor que se cheirasse eu sabia há muito tempo, mas não do tanto que ela já se revelou e está dando a conhecer...
– ...
– Corrupção pegar em Dilma é difícil, minha rosa! Nem respinga! Ela tem é de ir pra cima. Corrupção é um problema endêmico mundial e só aparece quando é apurada. Essa história de que o governo anda de braço dado com a corrupção é coisa dos contra... Viu a Dilma indo pra cima com gosto de gás? E tá certa! Quiseram encurralá-la, mas ela peitou tudo! Desde Pedro Álvares Cabral, foi nos governos de Lula e no de Dilma que foram tomadas medidas efetivas de combate à corrupção, ou não foi? Mas Dilma tem coragem e costas largas em cima do que fez no governo, entonce com ela não tem “Ai, meu pé me dói!”




– Verdade! A corrupção é um problema global, uma praga tão daninha que até a ONU elaborou a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, adotada pela Assembléia-Geral das Nações Unidas em 31 de outubro de 2003 e assinada pelo Brasil em 9 de dezembro de 2003, sabe por quem? Por Lula! O Brasil é um dos países do mundo que mais criou instrumentos no sentido de coibir e apurar corrupção, assim sendo ela aparece. E muito. Há larápios demais sugando as tetas do Estado, nas três esferas de governo!
– A mais pura verdade!


 – Nada como disse a candidata Luciana Genro, de modo bem rasteiro, que o PT aprendeu a roubar com o PSDB! Ah, coitada, ela tem de aprender que há bandidos em praticamente todos os partidos e o dever ético é expurgá-los, entregá-los à Justiça! Corrupção é coisa de sociopata/psicopata, já está comprovado pela ciência. Não é à-toa que a política é o setor da sociedade que mais concentra sociopata, por um motivo elementar: a fissura que eles têm pelo poder, só no intuito de afanar, de se dar bem! Os sociopatas atingem de 1% a 3% da população. Mas nos meios políticos pode chegar a 6%! Então, com base também nas confirmações da ciência, a Convenção da ONU contra a Corrupção é cristalina: “Convencidos de que a corrupção deixou de ser um problema local para converter-se em um fenômeno transnacional que afeta todas as sociedades e economias, faz-se necessária a cooperação internacional para preveni-la e lutar contra ela”. O certo é que no serviço público “Quem não rouba e quem não herda, enrica é merda!”
– Quer dizer então que você está se reeditando como uma mulher com Dilma novamente? Passou a rusguinha com ela?


 – Não é bem passou Estela, é que as outras candidaturas dizem: arreda! Puro retrocesso. Cheguei à conclusão que Dilma poderia ter feito mais pelas mulheres, pero não fez e não será Marina quem fará! Aecim, muito pior... Tô com Lola Aronovich, a professora, que disse: E, no entanto, apesar de todos esses graves tropeços, vários portais de notícias concluíram, no final do ano passado, que Dilma foi a presidente que mais beneficiou mulheres nas políticas sociais e mencionaram o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. Só que ambos os programas não foram criados por ela, somente ampliados. E é claro que são importantes: afinal, 92% dos repasses do Bolsa Família são retirados por mulheres (que, hoje, já representam 39% das chefias de família). Essa decisão econômica teve como efeito colateral empoderar as mulheres mais pobres”.
– É, mais um voto em confiança pra ver se Dilma aprende...
– Ah, verdade! Aliás, ela se apresenta como a única que pode avançar. Pois bem Estela, vamos trabalhar pra escorraçar Sarney e seus apaniguados do Palácio dos Leões pelo voto no dia 5 de outubro. Temos de eleger Flávio Dino! E nos preparar porque a troupe de Sarney pode e vai aprontar muito até o dia da eleição. Se pudessem, matariam um para incriminar Flávio Dino. Não é de duvidar, já disse: estamos lidando com gente que não tem limites morais! No entanto, eles precisam mesmo é que Flávio Dino suma do mapa. Então, daqui até o 5 de outubro, todo cuidado é pouco. É esperar, cuidando rigorosamente da segurança do nosso candidato... E aí Estela, é tempo de canapum, deu muito?


    – Se acalme! Gracinha já fez até geleia e de certeza fará canapum caramelado pra senhora...
– Sabia que na lista de licitação da Branca para as compras de comida pros palácios governamentais estava lá “physalis”? É demais, canapum no Maranhão é mato e a cara de pau comprando canapum importado! Eu quase morri de ódio! Canapum aqui sempre foi frutinha de criança porque não acumulamos repertório cultural para torná-lo uma iguaria tão fina como é hoje em dia... No governo de Flávio Dino o Maranhão vai é exportar canapum. Vou dar a ideia pra ele, ah se vou!


 
 
Physalis  Caramelada 
Puxe delicadamente as folhas da Physalis e torça-as na base. Faça uma calda de açucar fina. Mergulhe as frutas no caramelo, sem cobrir as folhas, e deixe escorrer o excesso.  Ponha em papel vegetal e deixe secar.

CALDA FINA DE AÇÚCAR (Caramelo)
250 g de açucar
500 ml de água

Ferva a água e o açucar em uma panela pesada. Abaixe o fogo e balance duas vezes para tomar cor por igual. Não use colher para mexer.
Quando o caramelo atingir a cor desejada, mergulhe o fundo da panela em água gelada. Retire antes que o caramelo endureça.

 Physalis (Physalis Angulata)

Planta nativa na Amazônia  e dos Andes, suas folhas são aveludadas e triangulares. Produz frutos redondos na cor de amarela até a um forte alaranjado, envolvidos por uma capa de proteção parecido a um balão chamado de cálice. 
Pertence à família das Solanaceas, da mesma família do tomate. É também conhecida com os nomes Camapum, camapú, saco de bode, bucho de rã, juá de capote e balão; em Portugal: Alquenquenje, erva-noiva, cerejas-de-judeu; na Espanha: Uchuva, alquenquenje, uvilla de campo; na França: alkékenge; em inglês: ground-cherry, alkekengy.
É rica em ácidos orgânicos (cítrico e málico), caroteno, alcalóides, saponinas, physalina, alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fitoesteróides. A physalis também é cicatrizante, purifica o sangue, diminui a albumina dos rins, fortifica os nervos ópticos, limpa as cataratas e alivia problemas de garganta.
FONTE: http://tudonaturalparaobem.blogspot.com.br/2012/04/physalis-physalis-angulata.html

Ilha de São Luís, 21 de setembro de 2014 

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Releitura de “As mulheres abortam porque precisam”

01
Fátima Oliveira
Médica- fatimaoliveira@ig.com @oliveirafatima_ 

Em 25 de setembro de 2002, publiquei em O TEMPO “Asmulheres abortam porque precisam”, no qual digo que 28 de setembro é Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e no Caribe e conto a história de Marcela, à época com 19 anos, que em 19.4.2001 enviou-me o seguinte e-mail: “Oi, Fátima, estou mandando este e-mail porque li uma página da internet sobre aborto onde constava seu nome e e-mail. Estou desesperada. Estou grávida e preciso fazer um aborto. Se você é a favor do aborto e pode me ajudar de alguma forma, escreva-me o mais rápido possível. Desde já agradeço”. 
A partir de então, trocamos várias ideias. No 20 de abril, outro apelo: “Obrigada por me responder. Preciso fazer. Não tenho condições, nem eu, nem meu namorado, de criar uma criança; além do mais, meu pai bebe e é muito ignorante. Sou filha única, e ele já disse que, se eu ficar grávida, sai de casa. Minha mãe está desempregada e também é muito rígida. Aqui em casa, sexo é assunto proibido... Moro em Sabará. Me ajude por favor”.
Antes que eu respondesse, chegou um e-mail intitulado “Sem tempo”. Ei-lo: “A sra. é a minha última esperança. Passei a madrugada de ontem e de hoje procurando artigos na internet sobre aborto. Preciso arrumar um meio e preferia que fosse remédio porque não tenho condições de pagar clínicas e não confio em chás (tenho medo de que algo me aconteça ingerindo plantas que desconheço)”.


Aborto ilegal é uma violência contra a mulher  Escrevi: “Você está vivendo um drama milenar que cotidianamente se abate sobre milhões de mulheres, que é a gravidez indesejada. É imoral obrigar uma mulher a ter um(a) filho(a) quando ela não pode ou não deseja. Defendo a legalização do aborto, o que permite que as mulheres não sejam obrigadas a levar adiante uma gravidez quando elas não querem ou não podem.

Aborto ilegal é uma violência contra a mulher

O artigo 128 do Código Penal de 1940 diz que não é crime o aborto quando a gravidez resulta de estupro e para salvar a vida da gestante. Fora das situações mencionadas, o aborto no Brasil é ilegal e é crime apenas para as mulheres pobres. Em toda cidade brasileira de médio porte, a mulher que possui US$ 1.000 aborta em clínicas que realizam o aborto com risco de saúde e de vida zero. Há um caráter de classe na criminalização do aborto, pois só penaliza as pobres, já que sem dinheiro elas recorrem aos piores lugares, colocando em risco a saúde e até a vida.
As interdições ao aborto não impedem a sua realização, apenas tornam-no clandestino e inseguro. Os fundamentalismos de caráter religioso, patriarcal ou machista, reconhecem que suas proibições revelaram-se, historicamente, impotentes para impedir a decisão de abortar – em todos os tempos e em todas as sociedades estudadas, o aborto é uma constante –, então, fazem o que lhes resta: são contra mesmo é que haja leitos hospitalares públicos para o aborto seguro!
A ilegalidade do aborto empurra as mulheres para a clandestinidade, em que abortam em condições precárias, em geral desumanas, tendo como consequências as infecções, sequelas e até a morte. Tais complicações tornam o aborto um grave problema de saúde pública, uma flagrante injustiça social, já que as vítimas de tão inominável tragédia são as pobres, que morrem precocemente por causas evitáveis!”.
No dia 23 de abril: “Adivinha só, minha menstruação desceu... Eu não estou grávida, mas de qualquer forma obrigada por me ajudar, por se corresponder comigo”. Ela sobreviveu.
Mas nem todas as mulheres que optam por um aborto entre o pecado e o crime sobrevivem, e o que dizes, República?


PUBLICADO EM 23.09.14
 ("Eu aborto, tu abortas, todas em silêncio")
FONTE: OTEMPO